Belarina 244 Comprimidos

  • Fabricante: Grünenthal Do Brasil Farmacêutica Ltda. - 10555143000113
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Clormadinona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Belarina ® é indicado como anticoncepcional.

  • Como este medicamento funciona?

    Belarina ® é um anticoncepcional hormonal que deve ser tomado por via oral que, ao ser tomado da forma indicada nesta bula, inibe a ovulação e previne a gravidez. Ocorre, também, modificação do muco cervical, com consequente redução da migração e alteração da motilidade dos espermatozoides. A proteção contraceptiva tem início no primeiro dia de tomada e continua durante os intervalos de 4 dias livres de medicação ativa. Os anticoncepcionais orais que contêm 2 hormônios como Belarina ®, são também chamados de “contraceptivo oral combinado” (COC).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deverá tomar Belarina ® se você:
    - estiver grávida ou achar que está grávida;
    - for alérgica (hipersensível) às substâncias ativas etinilestradiol ou acetato de clormadinona ou a qualquer um dos componentes do Belarina ®;
    - sofre de coágulos sanguíneos nas veias ou artérias (por exemplo, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, infarto cerebral) ou se já sofreu anteriormente;
    - se você tiver história pessoal ou familiar de problemas nas veias e artérias;
    - observar os primeiros estágios ou sinais de um coágulo sanguíneo, inflamação das veias ou embolia;
    - estiver forçada a ficar parada por um longo período;
    - tiver diabetes com açúcar sanguíneo incontrolável ou alterações nos vasos sanguíneos;
    - tiver pressão alta difícil de controlar;
    - sofrer de inflamação do fígado ou icterícia;
    - tiver um tumor no fígado;
    - sofrer de porfiria;
    - tiver ou tiver tido, ou se houver suspeita de que você tenha um tumor maligno dependente de hormônios;
    - sofrer de distúrbios graves do metabolismo de gorduras;
    - sofrer ou tiver sofrido de inflamação do pâncreas;
    - estiver sofrendo de

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Tabagismo aumenta o risco de efeitos adversos graves ao coração e aos vasos sanguíneos durante o uso com anticoncepcionais. Esse risco aumenta com a idade e o consumo de cigarros, sendo muito pronunciado em mulheres acima dos 35 anos. As mulheres acima dos 35 anos, fumantes, devem utilizar outros métodos contraceptivos. Atenção: Fumar aumenta o risco deste medicamento causar problemas no coração e vasos sanguíneos.

    Pressão alta deve ser monitorada, especialmente se você tiver níveis anormalmente elevados de gordura no sangue, sobrepeso ou diabetes, pois o risco de efeitos adversos graves (como ataque cardíaco, embolia, derrame ou tumores no fígado) está aumentado.

    Fatores de risco: Se um dos fatores de risco se aplicar a você, consulte imediatamente seu médico. Eles decidirão se você pode continuar tomando Belarina ou se deve parar. O uso de contraceptivos orais aumenta o risco de coágulos sanguíneos nas veias e artérias, que pode causar ataque cardíaco, derrame, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Belarina ® deve ser tomado por via oral, iniciando o uso no primeiro dia do ciclo menstrual. O tratamento consiste em 24 comprimidos revestidos cor de rosa contendo 2 mg de acetato de clormadinona e 0,02 mg de etinilestradiol, seguidos por 4 comprimidos revestidos brancos que são inativos. A proteção contraceptiva começa no primeiro dia de uso e continua durante os intervalos de 4 dias livres de medicação ativa. É recomendado que o médico realize exames ginecológicos e gerais periodicamente durante o uso deste medicamento.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Belarina pode causar os seguintes maus efeitos: trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, infarto cerebral, problemas no coração e vasos sanguíneos. Além disso, pode haver sangramentos vaginais e distúrbios do metabolismo de gorduras. O risco de coágulos sanguíneos aumenta com o uso e é mais elevado durante o primeiro ano de uso de anticoncepcionais orais combinados.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.