A benfotiamina é usada para o tratamento da polineuropatia sintomática associada ao diabetes e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que se manifestam principalmente na forma de dores e sensações de formigamento nas pernas em pacientes diabéticos e alcoólicos, respectivamente.
Como este medicamento funciona?
A benfotiamina é um pró-fármaco da tiamina (vitamina B1) que é uma substância essencial e desempenha um papel vital nos processos metabólicos do organismo. A benfotiamina ajuda a prevenir as consequências danosas dos níveis aumentados de glicose em pacientes diabéticos, inibindo o acúmulo de substâncias tóxicas e reduzindo os principais sintomas da polineuropatia diabética, como as dores e sensações de formigamento nas pernas. A benfotiamina também apresenta efeitos benéficos em casos de polineuropatia alcoólica. A melhora dos sintomas é observada após aproximadamente 3 semanas do início do uso do medicamento, sendo mais acentuada após a sexta semana de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Produto de uso exclusivo em adultos. O uso em crianças representa risco à saúde. Uso durante a gravidez e amamentação: não existe nenhum dado disponível sobre o uso da benfotiamina na gravidez e durante a lactação. Embora efeitos danosos não tenham sido constatados, ainda assim benfotiamina não deve ser usada durante a gravidez e lactação. A vitamina B 1 passa para o leite materno. Se você estiver grávida ou amamentando, o uso deste medicamento só será justificável para o tratamento de uma deficiência de vitamina B 1. Portanto, você deverá usar benfotiamina somente se seu médico considerar inquestionavelmente necessário. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso em crianças: a segurança e a eficácia em crianças e adolescentes de até 18 anos ainda não foram estabelecidas. Uso em idosos: esquemas normais de dosagem são recomendados para o idoso.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha benfotiamina em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O uso deve ser oral, tomando o comprimido revestido com água, independentemente das refeições. Os adultos devem iniciar o tratamento com 300 mg a 450 mg de benfotiamina por dia, dependendo da gravidade da neuropatia, durante pelo menos 4 a 8 semanas. A dosagem padrão é de 1 comprimido revestido de benfotiamina 150 mg, podendo ser tomado 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas) a 3 vezes ao dia (de 8 em 8 horas). Após esse período, a dose de manutenção é de 150 mg por dia (1 comprimido ao dia). Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar. Se o horário estiver próximo do que seria a próxima dose, pule essa dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A benfotiamina pode causar reações não desejadas (adversas). As reações raras incluem transtornos do sistema imunológico como reações alérgicas, erupções cutâneas, urticária e reações alérgicas graves (reações anafiláticas). Além disso, podem ocorrer transtornos gastrintestinais, como náuseas e outras queixas gastrintestinais, cuja relação causal com a benfotiamina ainda não foi suficientemente elucidada e pode ser dose-dependente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Este medicamento deve ser usado somente na dose recomendada. Se você utilizar grande quantidade deste medicamento, procure imediatamente auxílio médico levando a bula do produto, se possível. Deve-se evitar a provocação de vômitos e a ingestão de alimentos ou bebidas. O mais indicado é procurar um serviço médico, tendo em mãos a embalagem do produto e, de preferência, sabendo-se a quantidade exata de medicamento ingerida. Pode-se, alternativamente, solicitar auxílio ao Centro de Assistência Toxicológica da região, o qual deve fornecer as orientações para a superdose em questão. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.