Benzoato de rizatriptana é um medicamento indicado para o tratamento de crises de enxaqueca.
Como este medicamento funciona?
O tratamento com benzoato de rizatriptana reduz o inchaço dos vasos sanguíneos em torno do cérebro, que causa a dor de cabeça durante a crise da enxaqueca; bloqueia a liberação de substâncias das terminações nervosas que causam mais dor e outros sintomas da enxaqueca; e interrompe o envio de sinais específicos de dor para o cérebro.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use benzoato de rizatriptana se você:
• tiver hipersensibilidade à rizatriptana ou a qualquer um de seus componentes;
• tiver pressão arterial elevada não controlada;
• tiver doença do coração ou histórico de doença do coração;
• tem ou teve um derrame ou teste isquêmico transitório (AIT);
• tem ou teve problemas nos vasos sanguíneos, incluindo doença isquêmica do intestino;
• estiver recebendo concomitantemente inibidores da monoaminoxidase (MAO), tal como moclobemida, fenelzina, tranilcipromina ou pargilina, ou ter utilizado inibidores da MAO nas duas últimas semanas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve tomar benzoato de rizatriptana somente em caso de uma crise de enxaqueca. Benzoato de rizatriptana não deve ser usado para tratar outras dores de cabeça que podem ser causadas por outras condições mais graves. Cada comprimido de benzoato de rizatriptana contém uma pequena quantidade de lactose, porém provavelmente essa quantidade não é suficiente para induzir sintomas específicos de intolerância. Gravidez e lactação: não se sabe se benzoato de rizatriptana apresenta riscos para o feto quando tomado por mulheres grávidas. Caso esteja grávida ou pretenda engravidar, discuta com seu médico se você deve tomar benzoato de rizatriptana. Consulte seu médico caso esteja amamentando ou pretenda amamentar. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Crianças: a eficácia não foi estabelecida em crianças com menos de 18 anos de idade, portanto, benzoato de rizatriptana não é recomendado para uso nesses pacientes. Dirigir ou operar máquinas: a enxaqueca ou o tratamento com benzoato de rizatriptana podem causar sonolência em alguns pacientes. Foi relatada vertigem em alguns pacientes que recebem benzoato de rizatriptana. Caso apresente esses sintomas, você deve avaliar sua capacidade para dirigir ou para operar máquinas. Interações medicamentosas: não tome benzoato de rizatriptana com nenhum outro medicamento da mesma classe, tal como sumatriptana. Solicite ao seu médico orient
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Seu médico prescreveu benzoato de rizatriptana para sua crise de enxaqueca. Quando tiver enxaqueca, tome sua medicação conforme determinado pelo seu médico. Benzoato de rizatriptana proporciona alívio na maioria das crises de enxaqueca. Porém, em alguns pacientes, os sintomas da enxaqueca podem ocorrer novamente em um período de 24 horas. Você poderá tomar doses adicionais de benzoato de rizatriptana caso tenha enxaqueca novamente, sempre com intervalo mínimo de 2 horas entre as doses. Caso não apresente resposta ao benzoato de rizatriptana durante uma crise, recomenda-se que não tome benzoato de rizatriptana para tratamento da mesma crise. Porém, ainda há a possibilidade de que você responda ao benzoato de rizatriptana durante a próxima crise. Não tome mais de 30 mg de benzoato de rizatriptana em um período de 24 horas (por exemplo, não tome mais de três comprimidos de 10 mg em um período de 24 horas). Caso esteja tomando propranolol, você deve tomar a dose de 5 mg de benzoato de rizatriptana, até o máximo de 3 doses em um período de 24 horas. Como a dosagem de 5 mg não se encontra disponível no Brasil, os pacientes que recebem administração de propranolol não devem tomar benzoato de rizatriptana. Procure orientação médica em caso de agravamento de sua condição. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todos os medicamentos, benzoato de rizatriptana pode causar efeitos colaterais. Em estudos, geralmente, benzoato de rizatriptana foi bem tolerado. Usualmente, os efeitos colaterais foram leves e temporários. A lista a seguir não é uma lista completa de efeitos colaterais relatados com benzoato de rizatriptana. Em estudos, os eventos adversos muito comuns relatados (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) foram vertigem, sonolência e cansaço. Outros eventos adversos menos comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) foram desconforto ou dor estomacal, diarreia, dor no peito, sensação de peso ou de aperto em partes do corpo, dor no pescoço, fraqueza muscular, sede, boca seca, desconforto da garganta, sensação de formigamento, rubor (vermelhidão da face com curta duração), fogachos, batimento cardíaco acelerado, insônia, nervosismo, redução da agilidade mental, tremor, dificuldade respiratória, sudorese, coceira ou visão turva. Raramente (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) foram relatados desmaios
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome mais de 30 mg de benzoato de rizatriptana em um período de 24 horas (por exemplo, não tome mais de três comprimidos de 10 mg). Caso tenha usado uma quantidade maior do que a indicada, procure orientação médica, especialmente em caso de agravamento de sua condição.