O benzoilmetronidazol está indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado, causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia) e amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas).
Como este medicamento funciona?
O benzoilmetronidazol tem como princípio ativo o derivado benzoil do metronidazol, que permite apresentá-lo na forma farmacêutica suspensão. O benzoilmetronidazol é um anti-infeccioso que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios (que crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio ou até mesmo na sua ausência), e atividade antiparasitária. A concentração máxima alcançada no sangue aparece quatro horas após a administração do produto.
Quando não devo usar este medicamento?
O benzoilmetronidazol não deve ser usado se você teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto. Além disso, este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O benzoilmetronidazol não deve ser usado se você teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto. É importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e sintomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura. A interrupção do tratamento pode contribuir para o aparecimento de infecções mais graves. Atenção: Este produto contém benzoato de sódio e amarelo de TARTRAZINA, que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
O uso de benzoilmetronidazol em tratamentos com duração prolongada deve ser cuidadosamente avaliado. Caso o tratamento necessite de uma duração maior do que a geralmente recomendada, procure seu médico para realizar regularmente testes hematológicos, principalmente contagem leucocitária. Seu médico irá monitorá-lo quanto ao aparecimento de reações adversas como neuropatia central ou periférica.
Não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool durante e no mínimo 1 dia após o tratamento, devido à possibilidade de efeito antabuse.
Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê. Este
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o benzoilmetronidazol, agite o frasco antes de administrar. O benzoilmetronidazol deve ser administrado por via oral. Recomenda-se que seja utilizado o copo dosador que acompanha o frasco na embalagem. A posologia varia conforme a condição a ser tratada: Giardíase para crianças de 1 a 5 anos: 5 mL, 2 vezes ao dia durante 5 dias; crianças de 5 a 10 anos: 5 mL, 3 vezes ao dia durante 5 dias. Para amebíase intestinal: 20 mg (0,5 mL)/kg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias, e para amebíase hepática: 20 mg (0,5 mL)/kg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o benzoilmetronidazol, é importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e sintomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura. A interrupção do tratamento pode contribuir para o aparecimento de infecções mais graves. Em caso de dúvida, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O benzoilmetronidazol pode provocar reações adversas como neuropatia e sintomas como parestesia (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira), ataxia (falta de coordenação dos movimentos), tontura, convulsões, além de escurecimento da urina devido a metabólitos de metronidazol. O uso de álcool durante o tratamento pode causar efeito antabuse, resultando em rubor, vômito e taquicardia. O medicamento também pode causar reações alérgicas, como asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?