Está indicado no tratamento de infecções por germes sensíveis à penicilina G.
Como este medicamento funciona?
A benzilpenicilina (penicilina G) exerce ação bactericida durante o estágio de multiplicação ativa dos microrganismos sensíveis. Atua por inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular.
Quando não devo usar este medicamento?
Está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas ou com hipersensibilidade a qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Bepeben deve ser utilizado com cautela em indivíduos com história de alergia intensa e/ou asma. Reações de hipersensibilidade sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes sob tratamento com penicilinas. Indivíduos com história de hipersensibilidade a múltiplos alérgenos são mais suscetíveis a estas reações. É necessário evitar a injeção intra-arterial ou intravenosa, ou junto a grandes troncos nervosos, uma vez que tais injeções podem produzir lesões neurovasculares sérias, incluindo mielite transversa com paralisia permanente, gangrena requerendo amputação de dígitos e porções mais próximas das extremidades, necrose ao redor do local da injeção. Interações medicamentosas: a probenecida diminui a taxa de excreção das penicilinas, assim como probenecida aumenta os níveis sanguíneos. Uso durante a gravidez e amamentação: as penicilinas atravessam a placenta rapidamente, e os efeitos para o feto, caso existam, não são conhecidos. A benzilpenicilina é excretada no leite materno, e a administração para mulheres que estão amamentando deve ser realizada somente segundo critério médico. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ANTES DA RECONSTITUIÇÃO, CONSERVAR EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Como devo usar este medicamento?
Recomenda-se injeção intramuscular profunda, no quadrante superior externo da região glútea. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Recomenda-se não administrar mais que 4mL em um mesmo local de aplicação. Para doses repetidas, deve-se variar o local da injeção, e essa região só deve receber uma nova aplicação após 7 dias. A administração deve ser feita lentamente, evitando injeções em vasos sanguíneos e nervos. O medicamento, após reconstituição, deve ser aplicado em até 2 minutos. Após o uso, despreze qualquer suspensão não utilizada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Informar ao médico o aparecimento de reações adversas tais como erupção cutânea, tremor, febre ou qualquer tipo de reação alérgica (caracterizada por vermelhidão de pele, urticária e coceira).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há relatos de superdosagem com Bepeben®. Normalmente, as penicilinas apresentam toxicidade direta mínima para o homem. No entanto, a natureza viscosa da suspensão de Bepeben® pode causar quaisquer das alterações neurovasculares descritas nas advertências. Desde que não há antídotos, o tratamento deve ser sintomático e de suporte.