O dipropionato de betametasona + ácido salicílico Solução é indicado no tratamento dermatológico (local) da psoríase e da dermatite seborreica (seborreia) do couco cabeludo.
Como este medicamento funciona?
O dipropionato de betametasona é um corticosteroide com ação anti-inflamatória. O ácido salicílico torna a pele mais acessível à ação da betametasona e mais receptiva à ação bacteriostática e fungicida do próprio ácido salicílico. O início da ação do medicamento é imediato.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize o dipropionato de betametasona + ácido salicílico se você já teve alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. É contraindicado em pacientes que apresentem infecções de pele causadas por vírus ou fungos, tuberculose de pele e em pacientes com infecções de pele causadas por bactérias que não estejam recebendo tratamento concomitante apropriado. Não é recomendado para uso oftálmico (nos olhos) ou em superfícies mucosas. É contraindicado para menores de 2 anos e em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Crianças ou adolescentes não devem usar este medicamento para catapora ou sintomas gripais sem consultar um médico sobre a síndrome de Reye.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O tratamento com este medicamento não deve se prolongar por mais de 7 dias, a menos que recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Se ocorrer irritação ou alergia durante o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico, você deve parar o tratamento e procurar o seu médico. Caso haja infecção, o médico irá iniciar terapia adequada. Se sua pele ficar muito seca, se a irritação aumentar ou se ocorrer descamação indesejável, você deve interromper o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico temporariamente e avisar seu médico. Não deve ser usado nos olhos, nem em outras superfícies mucosas. Qualquer um dos efeitos indesejáveis relatados com o uso de corticosteroides sistêmicos, incluindo supressão da glândula adrenal, pode ocorrer com o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico, principalmente em crianças. A possibilidade de ocorrerem efeitos indesejáveis em todo o organismo será maior se uma grande área do corpo for tratada com dipropionato de betametasona + ácido salicílico ou se for feito um curativo oclusivo. A aplicação de dipropionato de betametasona + ácido salicílico sobre feridas deve ser evitada. Cuidados adequados deverão ser tomados antecipadamente nessas condições ou quando se utilizar o produto por muito tempo, principalmente em
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original e fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento; caso esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
O uso dermatológico deve ser feito aplicando duas vezes ao dia, pela manhã e à noite (de 12h em 12h). Em alguns pacientes, o medicamento poderá ser aplicado menos vezes, de acordo com a orientação médica. A duração do tratamento deve ser determinada pelo seu médico. Deve-se aplicar uma quantidade de dipropionato de betametasona + ácido salicílico suficiente para cobrir a área afetada, massageando levemente o local após sua aplicação. O tratamento deverá ser suspenso assim que a afecção dermatológica seja controlada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico pode causar irritação ou alergia. Além disso, o tratamento não deve se prolongar por mais de 7 dias, pois pode ocasionar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Em crianças, há um risco maior de supressão da glândula adrenal. O uso excessivo ou em áreas grandes do corpo pode aumentar a possibilidade de efeitos indesejáveis. Caso ocorram irritação, aumento da irritação ou descamação indesejável, deve-se interromper o uso e consultar um médico. O medicamento não deve ser aplicado em feridas e não é recomendado para uso oftálmico ou em superfícies mucosas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer irritação ou alergia durante o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico, você deve parar o tratamento e procurar o seu médico. Caso haja infecção, o médico irá iniciar a terapia adequada. O tratamento não deve se prolongar por mais de 7 dias, a menos que recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.