O dipropionato de betametasona creme é indicado para o alívio de inflamações associadas a doenças de pele, sensíveis aos corticosteroides, inclusive psoríase.
Como este medicamento funciona?
O dipropionato de betametasona tem ação anti-inflamatória e antipruriginosa associada a um efeito vasoconstritor prolongado permitindo menor frequência de aplicações. O início de ação do dipropionato de betametasona creme é imediato.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize dipropionato de betametasona creme se você já teve qualquer alergia ou reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula. O dipropionato de betametasona creme é contraindicado em pacientes com histórico de alergia a outros corticoides, em pacientes portadores de infecções de pele causadas por vírus e/ou fungos, tuberculose de pele e em pacientes com infecções na pele causadas por bactérias, que não estejam recebendo tratamento concomitante apropriado. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Quando aplicado no rosto, deve-se evitar que entre em contato com os olhos. O uso de dipropionato de betametasona crema no rosto deve ser restrito a cinco dias. O dipropionato de betametasona não é recomendado para uso oftálmico. Na presença de infecção, um agente antibacteriano ou antifúngico deverá ser administrado. Caso não ocorra resposta favorável imediata, o tratamento deverá ser interrompido até que o controle apropriado da infecção seja alcançado. Se ocorrer irritação ou sensibilização, o tratamento deverá ser interrompido. Quaisquer dos efeitos colaterais relatados com o uso sistêmico de corticosteroides, incluindo a incapacidade da produção de hormônios pela glândula adrenal, também pode ocorrer com o uso dermatológico, especialmente em crianças. O uso de dipropionato de betametasona em crianças deve ser limitado a cinco dias e o uso prolongado deve ser evitado. Na gravidez, deve ser utilizado unicamente se os benefícios justificarem o risco potencial para o feto, evitando grandes quantidades ou períodos prolongados de uso. Durante a amamentação, deve-se decidir pela interrupção da amamentação ou do tratamento. Em idosos, pode aumentar a atrofia ou manchas roxas na pele, necessitando de monitoramento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O dipropionato de betametasona creme deve ser utilizado da seguinte forma: aplique em quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, uma vez ao dia, ou de manhã e à noite (de 12 em 12 horas). Em alguns pacientes, pode ser feito um tratamento de manutenção com aplicações uma vez ao dia, todos os dias, sendo que a frequência da aplicação e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo seu médico. O tratamento deve ser interrompido logo que o problema de pele melhore, e a duração do tratamento não deve ultrapassar quatro semanas sem que o médico faça uma nova avaliação do paciente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar dipropionato de betametasona creme, aplique a dose assim que lembrar. Entretanto, se estiver próximo do horário da próxima aplicação, deve-se pular a dose esquecida e retornar ao esquema de aplicação regular. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Resposta:
O dipropionato de betametasona creme pode causar irritação ou sensibilização ao contato, e a aplicação em grandes áreas do corpo ou o uso de curativos oclusivos pode aumentar o risco de absorção sistêmica, resultando em incapacidade da produção de hormônios pela glândula adrenal. Isso pode levar a sintomas como aumento de peso, vermelhidão no rosto, estrias, retardo do crescimento, aumento da pressão intracraniana e manchas roxas na pele, especialmente em crianças. Além disso, há riscos associados ao seu uso durante a gravidez e a amamentação, devido ao potencial risco para o feto e a possibilidade de excreção no leite materno.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de dipropionato de betametasona pode levar a efeitos colaterais como incapacidade da produção de hormônios pela glândula adrenal, especialmente em crianças e ao tratamento de grandes áreas do corpo. Caso ocorra irritação ou sensibilização, o tratamento deverá ser interrompido. Pacientes utilizando doses elevadas devem ser avaliados periodicamente e, se necessário, deve-se diminuir a frequência da aplicação, interromper o uso ou substituir por um corticosteroide menos potente.