O valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses (doenças da pele) que respondem aos corticosteroides, quando complicadas por infecção causada por microrganismos sensíveis ou quando há suspeita da possibilidade de tal infecção. Essas dermatoses incluem: dermatose inguinal, dermatite crônica das extremidades, eritrasma, balanopostite, dermatite eczematoide, dermatite de contato, dermatite folicular, desidrose, paroníquia, prurido anal, eczema seborreico, intertrigo, dermatite seborreica, acne pustulosa, impetigo, neurodermatite, estomatite angular, dermatite por fotossensibilidade, dermatofitose inguinal liquenificada e infecções causadas pelo fungo tinea, como Tinea pedis, Tinea cruris e Tinea corporis.
Como este medicamento funciona?
O valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme possui quatro agentes com funções diferentes, proporcionando ação anti-inflamatória, bactericida (mata as bactérias) e fungicida (mata os fungos).
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize o valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme se você já teve qualquer alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os corticosteroides, inclusive os usados na pele, podem bloquear o funcionamento das glândulas suprarrenais responsáveis pela produção de corticoide no organismo. Crianças e recém-nascidos são particularmente sensíveis. Manchas leves nas roupas podem ocorrer devido ao clioquinol. A absorção pelo organismo da gentamicina aplicada na pele pode ser aumentada se grandes áreas corporais estiverem sendo tratadas, especialmente durante longos períodos de tempo ou na presença de ruptura da pele. Nestes casos, pode ocorrer efeitos indesejáveis característicos do uso de gentamicina em todo organismo. Portanto, recomendam-se cuidados especiais quando o produto for usado nessas condições, principalmente em crianças. Uso em crianças – crianças e adolescentes que estiverem usando valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme devem receber rigoroso acompanhamento médico, uma vez que este medicamento é absorvido pela pele e poderá afetar o crescimento destes pacientes. A absorção de valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme para todo o organismo será maior se uma grande área da superfície corporal for tratada ou se for feito um curativo sobre a aplicação do produto. Nessas condições ou quando se fizer uso prolongado do medicamento, principalmente em crianças, deverão ser tomadas precauções adequadas. O uso de antibióticos na pele por muito tempo pode, ocasionalmente, resultar no crescimento de microrganismos resistentes. Se isto ocorrer ou se aparecer irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento com valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme deverá ser interrompido e você deverá procurar o seu médico para que ele possa indicar um tratamento correto. Uso na gravidez e
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Aspecto do medicamento: creme homogêneo, na cor creme, isento de grumos e impurezas.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento, valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme, é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses que respondem aos corticosteroides, quando complicadas por infecção causada por microrganismos sensíveis aos componentes da fórmula ou quando há suspeita de tal infecção. O uso é voltado para adultos e crianças acima de 3 anos. A aplicação deve ser feita nas áreas afetadas e frequentemente não foram especificadas as orientações exatas sobre a frequência, mas é aconselhável seguir as recomendações do médico responsável.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinolcreme, aplique a dose assim que se lembrar. Caso já esteja próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao seu esquema regular de aplicação. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Se você tiver dúvidas ou se a situação de esquecer a dose ocorrer frequentemente, consulte seu médico para orientações específicas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A **absorção** do **valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol** pelo organismo pode ser aumentada em casos de grandes áreas tratadas ou quebra da pele, resultando em **efeitos indesejáveis** como os típicos do uso de **gentamicina** no organismo. É recomendada supervisão médica rigorosa para **crianças** e **adolescentes**, pois o uso pode afetar seu **crescimento**. A utilização prolongada pode provocar o crescimento de **microrganismos resistentes** e, caso ocorra **irritação**, **sensibilização** ou **superinfecção**, o uso deve ser interrompido e o médico consultado. Pacientes podem apresentar **manchas nas roupas** devido ao **clioquinol**. Este medicamento contém **metabissulfito de sódio**, que pode causar **reações alérgicas graves**. O uso de corticosteroides pode bloquear a função das **glândulas suprarrenais**, especialmente em crianças e recém-nascidos, por isso, devem ser tomadas **precauções**. As **grávidas** devem usar com cautela, somente se os benefícios justificarem os potenciais riscos ao feto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo do valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol creme pode levar a efeitos indesejáveis característicos do uso da gentamicina em todo organismo. Portanto, se ocorrer uso em grandes áreas corporais, especialmente durante longos períodos de tempo ou na presença de ruptura da pele, recomenda-se cuidado especial e, caso apareça qualquer reação adversa como irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento deve ser interrompido e o paciente deve procurar o médico para orientação.