BREZTRI AEROSPHERE é indicado como tratamento de manutenção em pacientes adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada a grave, que não são adequadamente tratados com uma associação de um corticosteroide inalatório e um agonista beta - 2 de longa duração ou com uma associação de um agonista beta - 2 de longa duração e um antagonista muscarínico de longa duração, visando controlar sintomas e prevenir exacerbações.
Como este medicamento funciona?
BREZTRI AEROSPHERE é um inalador usado para facilitar a respiração e prevenir a piora dos sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Este medicamento contém três substâncias ativas: budesonida, brometo de glicopirrônio e fumarato de formoterol di-hidratado. A budesonida reduz e previne a inflamação nos pulmões, enquanto o glicopirrônio e o formoterol atuam no relaxamento dos músculos, facilitando a entrada e saída de ar. A inalação libera as substâncias ativas diretamente nos pulmões, com a budesonida apresentando ação rápida e os efeitos do formoterol iniciando em 1 a 3 minutos, durando por pelo menos 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar BREZTRI AEROSPHERE se for alérgico aos ativos (budesonida, brometo de glicopirrônio e fumarato de formoterol di-hidratado) ou a qualquer um dos componentes deste medicamento, listados no início desta bula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
BREZTRI AEROSPHERE é usado como tratamento de manutenção da DPOC em longo prazo. Não o use para tratar uma crise aguda de falta de ar ou chiado no peito. Se você sentir aperto no peito, tosse, chiado ou falta de ar imediatamente após utilizar BREZTRI AEROSPHERE, pare de usar este medicamento e procure atendimento médico imediatamente, pois pode apresentar uma condição séria chamada “broncoespasmo paradoxal”. Informe seu médico antes de usar se tiver pressão alta ou problemas no coração, diabetes, infecções nos pulmões, problemas na glândula tireoide, hipocalemia, problemas na próstata, glaucoma de ângulo estreito, ou problemas nos rins ou fígado. Crianças e adolescentes menores de 18 anos não devem usar. Antes de usar, informe seu médico se você está grávida ou amamentando. Este medicamento pode afetar a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Consulte seu médico sobre o uso de outros medicamentos, pois alguns podem afetar o modo como BREZTRI AEROSPHERE funciona.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
BREZTRI AEROSPHERE deve ser conservado em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da umidade e do calor. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha em local seco. Após aberto o envoltório intermediário, é válido por 3 meses. Atenção, não armazene em ambiente úmido, como em um banheiro. Nunca fure, quebre ou aqueça o inalador e não use ou armazene perto de fontes de calor ou chamas abertas. Não exponha a temperaturas acima de 50 °C.
Como devo usar este medicamento?
A dose máxima e recomendada é de dois acionamentos de BREZTRI AEROSPHERE 160/7,2/5,0 duas vezes ao dia (dois acionamentos pela manhã e dois acionamentos à noite), apenas por via inalatória oral.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
BREZTRI AEROSPHERE não é indicado para tratar uma crise aguda de falta de ar ou chiado no peito. Se você esquecer de usar este medicamento, use-o assim que lembrar, e continue com o esquema de uso regular conforme orientação médica. Nunca use uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Se houver dúvida ou necessidade de ajustes, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de BREZTRI AEROSPHERE pode causar efeitos adversos, e você não deve utilizar o medicamento se for alérgico a qualquer um dos ativos (budesonida, brometo de glicopirrônio e fumarato de formoterol di-hidratado) ou a outros componentes do medicamento. O broncoespasmo paradoxal é uma condição grave que pode ocorrer, apresentando sintomas como aperto no peito, tosse, chiado ou falta de ar imediatamente após o uso. Além disso, o uso de BREZTRI AEROSPHERE deve ser feito com cautela em pacientes com pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, infecções pulmonares, problemas na glândula tireoide, hipocalemia, problemas na próstata, glaucoma de ângulo estreito, e problemas renais ou hepáticos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?