Brilinta 90mg com 60 Comprimidos

  • Fabricante: Astrazeneca Do Brasil Ltda - 60318797000100
  • Categoria: Trombose e Varizes
  • Princípio ativo: Ticagrelor
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    BRILINTA, coadministrado com ácido acetil salicílico (AAS), é indicado para a prevenção de eventos trombóticos (morte cardiovascular (CV), infarto do miocárdio (IM) e acidente vascular cerebral (AVC)) em pacientes adultos com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) (angina instável, infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAMSST) ou infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCST)), incluindo aqueles tratados clinicamente, e aqueles que são tratados com intervenção coronária percutânea (ICP) ou cirurgia de revascularização do miocárdio (RM). BRILINTA, também coadministrado com ácido acetil salicílico (AAS), é indicado para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo ou Ataque Isquêmico Transitório (AIT).

  • Como este medicamento funciona?

    BRILINTA ajuda a impedir o acúmulo de plaquetas (células muito pequenas presentes no sangue), reduzindo a possibilidade de formação de coágulos que podem bloquear um vaso sanguíneo. Isto significa que BRILINTA reduz as chances de você ter outro infarto ou angina instável. BRILINTA demonstra um rápido início de ação. Ocorre inibição de quase metade da capacidade de formação do coágulo cerca de 30 minutos após a dose inicial, atingindo efeito máximo entre 2 - 4 horas pós-dose.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar BRILINTA se tiver hipersensibilidade (alergia) ao ticagrelor ou a qualquer componente da fórmula. Você não deve tomar este medicamento se tiver sangramento ativo, por exemplo, sangramento no estômago ou intestino devido a uma úlcera, histórico de sangramento intracraniano (dentro da cabeça) e/ou alterações graves no fígado. Você não deve tomar este medicamento se estiver fazendo uso concomitante com outros medicamentos da classe inibidores potentes do CYP3A4 (por exemplo, cetoconazol, claritromicina, nefazodona, ritonavir e atazanavir).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar BRILINTA, verifique com seu médico se você tem um risco aumentado de sangramento devido a: um trauma recente, cirurgia recente (incluindo procedimentos odontológicos), sangramento gastrointestinal ativo ou recente, ou alterações moderadas no fígado. O uso de BRILINTA é contraindicado se você estiver com sangramento ativo ou recente causado por alguma doença e se tiver histórico de sangramento intracraniano e alterações graves no fígado. Você deve ter precaução com a administração concomitante de medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento (por exemplo, anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes orais e fibrinolíticos dentro de 24 horas da dose de BRILINTA). Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico. Recomenda-se precaução em pacientes com risco aumentado de bradiarritmia (frequência cardíaca baixa) sem marcapasso, ou síncope (perda abrupta da consciência). Além disso, uma condição chamada púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) foi reportada muito raramente com o uso de BRILINTA. Também recomenda-se cuidado em pacientes com asma e/ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pois o uso de ticagrelor pode aumentar o risco absoluto de ocorrência de dispneia (falta de ar). Caso você sinta falta de ar ou apresente sinais de respiração com ritmo irregular durante o tratamento com BRILINTA, avise seu

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Você deve conservar BRILINTA em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve tomar os comprimidos de BRILINTA com água, por via oral, com ou sem a ingestão de alimentos. Para os pacientes que não conseguem engolir o comprimido inteiro, BRILINTA (90 mg e 2x90 mg) pode ser triturado a um pó fino e misturado em meio copo de água e ingerido imediatamente. O copo deve ser lavado com mais meio copo de água e o conteúdo deve ser ingerido. A mistura também pode ser administrada através de uma sonda nasogástrica (CH8 ou maior). É importante lavar a sonda nasogástrica com água após a administração da mistura. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Em pacientes com Síndromes Coronarianas Agudas (SCA), o tratamento de BRILINTA deve ser iniciado com uma dose única de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg) e então continuado com a dose de 90 mg duas vezes ao dia. O tratamento é recomendado por pelo menos 12 meses, exceto se a interrupção do BRILINTA antes desse prazo for clinicamente indicada pelo médico. Em pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico Agudo ou Ataque Isquêmico Transitório (AIT), iniciar BRILINTA com uma dose única de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg) e então continuar com a dose de 90 mg duas vezes ao dia por 30 dias. Os pacientes que estiverem utilizando BRILINTA devem também tomar uma dose baixa de manutenção diária de 75 - 150 mg de ácido acetilsalicílico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento BRILINTA pode causar sangramentos, principalmente em pacientes com risco aumentado devido a trauma, cirurgia recente, ou sangramento gastrointestinal ativo. Além disso, pode ocorrer púrpura trombocitopênica trombótica, uma condição grave que requer tratamento imediato. Também é possível que pacientes com asma e/ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentem dispneia (falta de ar) associada ao uso de ticagrelor, o princípio ativo de BRILINTA. É recomendado procurar um médico se ocorrerem sangramentos e manchas arroxeadas não associadas a trauma.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informe informação sobre o uso de quantidade maior do que a indicada de BRILINTA na bula.