Este medicamento é indicado para alívio dos distúrbios da motilidade gastrintestinal, situações de refluxo gastroesofágico, náuseas, vômitos e disfagia (dificuldade de deglutição), durante a realização de alguns exames radiológicos (raios X) do trato gastrintestinal.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento estimula o movimento do tubo digestivo e restitui sua função fisiológica. Sua ação se inicia entre uma a duas horas após a administração oral.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado em caso de alergia à bromoprida ou a qualquer componente de sua formulação. - Quando a estimulação da motilidade gastrintestinal for perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal. - Em pacientes epiléticos ou que estejam recebendo outros medicamentos que possam causar reações extrapiramidais (inquietação motora, agitação), uma vez que a frequência e a intensidade dessas reações podem ser aumentadas. - Em pacientes com feocromocitoma (tipo de tumor da glândula suprarrenal com crises súbitas de aceleração do coração, elevação da pressão arterial, dor de cabeça e sudorese), pois pode desencadear crise hipertensiva.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento deve ser utilizado com cautela em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma, diabetes, doença de Parkinson, insuficiência renal e hipertensão arterial (pressão alta). Reações como inquietude, movimentos involuntários e fala enrolada podem ser mais frequentes em crianças e em adultos jovens. Idosos podem ter movimentos anormais ou perturbados (discinesia tardia) com uso prolongado. O tratamento deve ser iniciado com cerca de metade da dose recomendada em pacientes com insuficiência renal. A bromoprida pode aumentar os níveis de prolactina, o que deve ser considerado em pacientes com câncer de mama. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Os efeitos da bromoprida podem ser antagonizados por medicamentos do tipo anticolinérgicos e analgésicos narcóticos, e seus efeitos sedativos podem ser potencializados com álcool e tranquilizantes. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Observe o aspecto do medicamento antes de usar, especialmente se não estiver mais no prazo de validade.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser ingerido inteiro, sem mastigar, com auxílio de líquido, conforme orientação do médico. A posologia recomendada é de tomar um comprimido (10 mg) a cada 12 horas ou a cada 8 horas, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de seis comprimidos (60 mg). É importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas que podem ocorrer com o uso de Bromoprida incluem:
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes): inquietação, sonolência, fadiga e lassidão (prostração, moleza).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): insônia, dor de cabeça, náuseas, sonolência, erupções cutâneas ou distúrbios intestinais.
Certos tipos de reações são mais frequentes em crianças e em adultos jovens: reações extrapiramidais (inquietação motora, agitação), enquanto movimentos anormais ou perturbados são mais comuns em idosos sob tratamentos prolongados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Poderá ocorrer aumento das reações adversas descritas anteriormente, tais como sedação, vertigem, mal-estar e espasmos musculares localizados ou generalizados. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.