BUSCOPLEX COMPOSTO é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.
Como este medicamento funciona?
BUSCOPLEX COMPOSTO tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor. O medicamento faz efeito logo depois de tomado e seu efeito dura por 6 a 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar BUSCOPLEX COMPOSTO se tiver alergia a analgésicos semelhantes à dipirona (como isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona, fenilbutazona), ao butilbrometo de escopolamina ou a algum outro componente do produto. Isto inclui, por exemplo, o desenvolvimento de agranulocitose (febre, dor de garganta ou alteração da boca e garganta, associados a ausência ou diminuição de células brancas no sangue) após o uso destas substâncias. O uso também não é indicado se tiver asma induzida por analgésicos, ou se desenvolver reações anafilactóides (manifestações na pele e inchaço dos lábios, língua e garganta) ou broncoespasmo (estreitamento das vias respiratórias) após tomar analgésicos (como paracetamol, salicilatos, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou naproxeno). Você também não deve usar BUSCOPLEX COMPOSTO se tiver comprometimento da medula óssea, deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, porfiria hepática aguda intermitente, glaucoma, aumento da próstata com dificuldade para urinar, estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestinos, íleo paralítico ou obstrutivo, megacólon, taquicardia, miastenia gravis, e se estiver no terceiro trimestre de gravidez ou amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve usar BUSCOPLEX COMPOSTO se tiver alergia a analgésicos semelhantes à dipirona, ao butilbrometo de escopolamina ou a algum outro componente do produto. Isto inclui, por exemplo, o desenvolvimento de agranulocitose, se tiver asma induzida por analgésicos, ou se desenvolver reações anafilactóides ou broncoespasmo após tomar analgésicos. Também é contraindicado em casos de comprometimento da medula óssea, deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, porfiria hepática aguda intermitente, glaucoma, aumento da próstata, estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestinos, ílio paralítico, megacólon, taquicardia, miastenia gravis, se estiver no terceiro trimestre de gravidez ou amamentando. Além disso, é importante verificar se você tem dores abdominais de causa desconhecida, pois essas podem ser sinais de condições mais graves que requerem atenção médica. Caso haja sinais de alterações sanguíneas ou reações cutâneas graves, o tratamento deve ser interrompido e um médico deve ser consultado imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O BUSCOPLEX COMPOSTO deve ser utilizado de forma oral. A posologia para adultos e crianças acima de 1 ano é de 20 gotas (equivalente a 1 mL) que contêm 6,67 mg de butilbrometo de escopolamina e 333,4 mg de dipirona monoidratada. O efeito do medicamento inicia logo após a administração e dura de 6 a 8 horas. Abaixo de um ano, a utilização deve ser orientada por um médico. Não use mais do que o recomendado na bula, pois o excesso pode acarretar graves problemas nos rins.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento BUSCOPLEX COMPOSTO pode causar agravamento de alergias em pessoas com alergia a analgésicos semelhantes à dipirona ou butilbrometo de escopolamina. Outros males incluem reações anafiláticas/anafilactoides, que podem se manifestar como urticária, inchaço da língua, boca e garganta, broncoespasmo e choque. Pode também causar pressão baixa, especialmente em pacientes com história de pressão baixa, e reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica. Outros efeitos adversos incluem sangramento gastrintestinal e aumento da pressão intraocular. Em pacientes idosos ou com comprometimento renal e hepático, o uso deve ser feito sob orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não use mais do que o recomendado na bula, pois o excesso deste medicamento pode causar graves problemas nos rins.