O nitrendipino está indicado no tratamento da hipertensão arterial como monoterapia ou associado a outras classes de agentes anti-hipertensivos. Está também indicado nos casos de doença arterial coronária (estável, crônica ou vasoespástica).
Como este medicamento funciona?
O nitrendipino é um inibidor dos canais de cálcio que atua com acentuada e uniforme ação vasodilatadora (aumenta o calibre dos vasos, alongando suas fibras musculares) e anti-hipertensiva (diminui a pressão arterial). Normalmente, sua ação se manifesta entre 30 minutos e uma hora após a administração da dose.
Quando não devo usar este medicamento?
O medicamento está contraindicado em pacientes que tenham distúrbios da válvula aórtica (estenose aórtica grave) e em pacientes que apresentem hipersensibilidade ao nitrendipino e/ou a outros antagonistas dos canais de cálcio ou a qualquer componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pode ocorrer exacerbação da angina pectoris (dor no peito) durante o início do tratamento, aumento de dose e durante retirada gradual do betabloqueador. A interrupção abrupta do tratamento pode levar ao efeito rebote (ressurgimento de sintomas que estavam ausentes ou controlados durante o uso do medicamento). Em pacientes com hiperatividade adrenérgica, a administração de doses elevadas de nitrendipino deverá ser associada a um betabloqueador, para que haja equilíbrio dos efeitos da taquicardia reflexa. Calttren deve ser utilizado somente em adultos. A ingestão concomitante de bebidas alcoólicas pode comprometer a capacidade de reação. Condutores e operadores de máquinas devem ser alertados, pois, no início do tratamento, poderá ocorrer diminuição da capacidade de atenção em razão de variações individuais. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, no início do tratamento. Nos indivíduos idosos, na insuficiência hepática (comprometimento do fígado) e nos hipertensos (com pressão alta) já tratados com outros anti-hipertensivos, a dose de nitrendipino deverá ser reduzida. Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer Acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Gravidez e amamentação: Informe ao médico a ocorrência de gravidez ou amamentação na vigência do tratamento ou após o seu término. O tratamento, nesses casos, não é indicado durante a gravidez e lactação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano: O uso deste medicamento no período
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O comprimido de CaltREN deve ser ingerido pela manhã, após o café, com água, suco de frutas ou leite. Quando houver indicação de dosagem à noite, ingira após a refeição noturna. Seu médico deverá orientar a posologia do medicamento de acordo com a gravidade da doença. Recomenda-se iniciar o tratamento com 10 mg ou 20 mg pela manhã, após o desjejum. Se o efeito anti-hipertensivo não for satisfatório, a dose poderá ser aumentada para 20 mg pela manhã e à noite. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas ocorrem predominantemente no início do tratamento e geralmente são leves e transitórias, não necessitando de interrupção do medicamento. Pode ocorrer cefaleia (dor de cabeça), rubor facial (vermelhidão no rosto) e sensação de calor. Menos comumente, podem ocorrer náuseas, tontura, zumbidos, cansaço, reações cutâneas, poliúria e palpitações. Raramente ocorre hipotensão postural. Em casos extremamente raros, pode desenvolver-se dor torácica, geralmente em pacientes com lesões coronarianas graves. Em doses elevadas, o nitrendipino pode originar aumento da frequência e do débito cardíaco. Alguns pacientes podem apresentar aumento da frequência e severidade da angina (dor no peito) após a descontinuação abrupta dos antagonistas de canais de cálcio. Pode ocorrer edema (inchaço) de membros inferiores, e anormalidades hematológicas são extremamente raras.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?