Camomilina® C pode ajudar na fase da primeira dentição por trazer alívio aos sintomas comuns no surgimento da primeira dentição em crianças.
Como este medicamento funciona?
A associação dos componentes de Camomilina® C faz com que ela apresente uma ação de alívio na fase da primeira dentição. A camomila tem sido utilizada para o tratamento de várias condições, incluindo inflamações na boca, gengiva e desconforto durante a erupção da dentição primária. Seu amplo uso é facilmente justificado por suas propriedades terapêuticas já descritas, tais como ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antisséptica. O alcaçuz possui propriedade anti-inflamatória suave. A vitamina C está envolvida na biossíntese e secreção do colágeno e apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante.
Quando não devo usar este medicamento?
Camomilina® C está contraindicada nos casos de hipersensibilidade a um ou mais componentes da fórmula. Este produto está contraindicado em caso de hipersensibilidade a espécies vegetais da família Asteraceae. Crianças que apresentam febre, irritação intensa, alterações gengivais importantes e problemas digestivos durante o processo da primeira dentição devem procurar um médico, pois esses sintomas podem estar relacionados a algum processo infeccioso/inflamatório que não seja a dentição.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Crianças que apresentam febre ou problemas digestivos durante o processo da primeira dentição devem procurar um médico, pois estes sintomas não estão necessariamente relacionados ao processo de dentição. Esse produto é de uso bucal. Atenção: Contém Lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Não há relato de interações com alimentos ou medicamentos até o momento. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guarde o medicamento Camomilina C em sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C) e proteger do calor e da luz. É importante não usar o medicamento com o prazo de validade vencido e mantê-lo fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Camomilina® C é indicada somente para o USO BUCAL. Deve ser utilizada em crianças na fase de primeira dentição. Administrar 1 cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva. Massagens no local podem ser realizadas para facilitar a aplicação, com o auxílio dos dedos previamente limpos. A dose máxima diária de Camomilina® C é de 4 cápsulas. Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Em caso de dúvida, procure orientação de um médico. A duração do tratamento será até a primeira dentição completa do bebê.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de aplicar uma dose de Camomilina® C, espere até o horário de ministrar a próxima dose. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou do cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Camomilina® C é, em geral, extremamente bem tolerada. Com frequência muito rara, podem ocorrer vômitos, constipação (alteração do trânsito intestinal, gerando retenção das fezes ou dificuldade na evacuação; prisão de ventre), diarreia e hipersensibilidade (aparecimento de reações). Se o bebê apresentar qualquer efeito indesejável, consulte um médico. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdosagem leva à hipercalciúria e hipercalcemia com os seguintes sintomas: náusea, vômito, sede, polidipsia, poliúria, desidratação, constipação. A superdose crônica resulta em hipercalcemia e pode causar calcificação vascular e orgânica. Caso Camomilina® C seja utilizada na dose indicada, não há risco de superdosagem. Entretanto, na ingestão acidental excessiva, medidas de suporte devem ser adotadas, como monitorar pulso, pressão arterial, atividade cardíaca e respiratória. Se houver conhecimento imediato da ingestão, provocar vômitos ou realizar lavagem gástrica. A ingestão de óleo mineral pode acelerar a eliminação fecal. Consulte imediatamente um médico se uma superdose do produto for ingerida acidentalmente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.