O captopril é indicado para tratar pacientes com: hipertensão; insuficiência cardíaca congestiva (usado com outros medicamentos diuréticos e digitálicos); infarto do miocárdio; nefropatia diabética (doença renal causada por diabetes).
Como este medicamento funciona?
O captopril diminui a pressão arterial. Normalmente, ocorrem reduções máximas da pressão arterial 60 a 90 minutos após a ingestão da dose. A diminuição da pressão arterial pode ser progressiva; assim, para se obter melhores resultados, podem ser necessárias várias semanas de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar captopril se já teve reações alérgicas anteriores com o uso deste medicamento ou qualquer outro medicamento que aja da mesma maneira que o captopril. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve relatar imediatamente ao seu médico quaisquer sinais ou sintomas que possam indicar presença de angioedema, como por exemplo: inchaço da face, pálpebras, lábios, língua, laringite e extremidades, assim como dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão. Nestes casos, você deve interromper o uso deste medicamento. É necessário relatar qualquer sintoma de infecção (como dor de garganta, febre) que não esteja respondendo ao tratamento normalmente usado. A transpiração em excesso e a desidratação podem levar a uma elevada queda da pressão arterial. Se você tem insuficiência cardíaca, é recomendável que não aumente rapidamente a atividade física durante o uso deste medicamento. O uso de captopril durante a gravidez pode causar danos e até morte ao feto. Quando a gravidez for detectada, captopril deve ser descontinuado o quanto antes. Informe ao seu médico se estiver grávida, amamentando ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. O uso de captopril em crianças não foi estabelecido. Em idosos, os inibidores da ECA são considerados mais efetivos na redução da pressão arterial, mas pode haver maiores cuidados necessários.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O captopril deve ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30°C), protegido da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar o captopril 1 hora antes das refeições por via oral. Seu médico indicará a dose ideal para você, com base nas informações abaixo:
Hipertensão: A dose inicial de captopril é 50 mg uma vez ao dia ou 25 mg duas vezes ao dia. Se não houver uma diminuição satisfatória da pressão sanguínea após duas ou quatro semanas, o seu médico poderá aumentar a dose para 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia.
Insuficiência Cardíaca: A dose inicial normalmente usada é 25 mg, duas ou três vezes ao dia, podendo ser aumentada gradualmente conforme a resposta do paciente.
Infarto do Miocárdio: A terapia deve ser iniciada três dias após o episódio de infarto do miocárdio, começando com 6,25 mg e aumentando conforme a tolerância do paciente até atingir a dose-alvo final de 150 mg/dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O captopril pode causar reações alérgicas, como angioedema, que se manifesta por inchaço da face, pálpebras, lábios, língua, laringite e dificuldade para engolir ou respirar. É importante relatar ao médico quaisquer sintomas de infecção, como dor de garganta ou febre, que não respondam ao tratamento. O uso do medicamento pode levar a hipercalemia (aumento de potássio no sangue) e hiponatremia (diminuição de sódio no sangue). Alterações laboratoriais como aumento do nitrogênio da ureia sanguínea ou creatinina sérica também podem ocorrer, especialmente em pacientes com insuficiência renal. Em idosos, a eficácia pode ser reduzida, exigindo monitoramento cuidadoso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?