• Home
  • Bulas
  • Carbonato De Litio Biolab com 60 Comprimidos 300mg Generico

Carbonato De Litio Biolab com 60 Comprimidos 300mg Generico

  • Fabricante: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda - 49475833000106
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Carbonato De Litio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; na manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência e intensidade dos episódios maníacos; na prevenção da mania recorrente; na prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora. Além disso, é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave e como suplemento no tratamento da depressão maior aguda, quando não há resposta total após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva por 4 a 6 semanas.

  • Como este medicamento funciona?

    Na ação clínica do lítio, salientam-se as seguintes características: controle relativamente rápido da crise maníaca (5 a 10 dias); ausência de qualquer efeito narcótico ou hipnótico; controle ambulatorial do paciente após a estabilidade inicial; possibilidade de completo retorno à vida anterior, ativa e útil. A medicação com o lítio apresenta ainda os seguintes fatores de segurança: ausência de efeitos tóxicos, sob condições de controle; ausência de toxicomania ou de reação de abstinência.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use este medicamento se tiver antecedente de alergia ao carbonato de lítio e/ou demais componentes da formulação. O carbonato de lítio não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças renais e cardiovasculares, em indivíduos debilitados ou desidratados, em quadros de depleção de sódio, ou em indivíduos com uso de diuréticos, pois o risco de intoxicação se eleva nestes pacientes. Seu uso não deve ser feito por mulheres grávidas e é contraindicado durante o aleitamento, pois pode causar reações indesejáveis em bebês. Também não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Para manter o nível de água no organismo durante o tratamento com carbonato de lítio, recomenda-se beber pelo menos 1 litro a 1 e 1/2 litro de líquido por dia e seguir uma dieta normal de sal. O carbonato de lítio pode causar tontura e sonolência, prejudicando a realização de atividades que requerem alerta. Operadores de máquinas devem ser orientados quanto aos efeitos do lítio e alteração de consciência. Evite dirigir automóveis ou operar máquinas complexas até a comprovação de que o carbonato de lítio não compromete o desempenho funcional. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Informe ao seu médico se está amamentando e evite quantidade exagerada de café, chá ou outras bebidas com cafeína, que podem agravar as reações secundárias. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a sua saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os efeitos benéficos do tratamento com carbonato de lítio podem demorar algumas semanas para se manifestarem; assim, não interrompa o tratamento nem modifique as dosagens prescritas sem o conhecimento do seu médico. Durante o tratamento, seu médico solicitará exames para dosar os níveis de lítio no sangue. Estes exames são fundamentais para ajuste da dosagem de carbonato de lítio, e devem ser feitos de acordo com a orientação médica. No tratamento agudo da mania, recomenda-se litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/L, o que pode ser alcançado com doses de 600 mg (dois comprimidos de 300 mg) a cada 8 horas. Para a fase de manutenção, os níveis séricos do lítio podem ser reduzidos para uma faixa de 0,6 a 1,2 mEq/L, o que pode ser obtido com dose de 300 mg de carbonato de lítio três a quatro vezes por dia (totalizando 900 a 1200 mg).

    Para o potencializador de antidepressivos em episódio depressivo unipolar, recomenda-se litemias entre 0,5 a 1,0 mEq/L, com doses aproximadas de 600 - 900 mg de carbonato de lítio em duas a três tomadas diárias. As amostras de sangue devem ser colhidas de 8 a 12 horas após a última tomada e antes da seguinte. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se houver esquecimento, recomenda-se o seguinte esquema: até 3 horas ou menos, tomar a dose normal. Acima de 3 horas, reiniciar o tratamento no próximo horário programado. Seu nível sanguíneo adequado será alcançado novamente em pouco tempo. Nunca dobre uma dose do produto para alcançar a que havia sido esquecida, pois isso pode levar a um aumento perigoso de lítio nos níveis sanguíneos.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As principais reações adversas ao tratamento com carbonato de lítio podem incluir tontura e sonolência, que podem prejudicar a realização de atividades que requerem alerta. Além disso, o uso deste medicamento pode causar desmaios ou perda de consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. É importante ressaltar que a dosagem e o monitoramento médico são cruciais para evitar toxicidade.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de carbonato de lítio, pode haver risco de toxicidade. É recomendado que a dosagem sanguínea de lítio seja monitorada e que a administração do medicamento seja feita com muita precaução, incluindo a possibilidade de hospitalização do paciente se necessário. Os sinais de toxicidade podem ocorrer em concentrações acima de 1,0 mEq/L.