Cebrilin 20mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paroxetina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Cebrilin ® é indicado para o tratamento de ADULTOS que apresentam algumas das condições abaixo: Transtorno depressivo maior (mesmo que, anteriormente, outros antidepressivos não tenham sido eficazes); Comportamento obsessivo ou compulsivo (incontrolado); Ataques de pânico, inclusive os causados por fobia (pavor) de lugares abertos (agorafobia); Ansiedade generalizada (sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações rotineiras), inclusive em situações que exigem contato social; Ansiedade seguida de evento traumático (transtorno de estresse pós-traumático): acidente de carro, assalto ou desastre natural, como enchente ou terremoto.

  • Como este medicamento funciona?

    CEBRILIN ® eleva os níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5 - hidroxitriptamina, ou 5 - HT). CEBRILIN ® pertence a uma classe de medicamentos chamados de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Assim como outras substâncias dessa classe, pode não eliminar os sintomas imediatamente. Os pacientes, de modo geral, se sentem melhor algumas semanas após o início do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Cebrilin ® é contraindicado para pacientes com alergia conhecida à droga ou a qualquer componente da fórmula. Você não deve tomar Cebrilin ® ao mesmo tempo que outros medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da MAO, com um antibiótico chamado linezolida e com azul de metileno. Também não deve tomar Cebrilin ® ao mesmo tempo que tioridazina ou pimozida (normalmente usados para tratar esquizofrenia). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, e é contraindicado para menores de 18 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Cebrilin deve ser usado com cautela se você:
    − Usa (ou usou nas últimas duas semanas) medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO);
    − Usa (ou usou nas últimas duas semanas) um antibiótico chamado linezolida;
    − Usa medicamentos à base de tioridazina;
    − Usa medicamentos à base de pimozida;
    − Já apresentou crises de mania;
    − Tem problemas no fígado, coração ou rins;
    − Sofre de epilepsia ou já teve um ataque epiléptico;
    − Tem glaucoma;
    − Tem histórico de problemas de coagulação ou está em tratamento com medicamentos que aumentam o risco de sangramento;
    − Tem esquizofrenia ou toma medicamentos para tratar essa condição;
    − Para adultos jovens, especialmente os que têm transtorno depressivo maior, o uso de Cebrilin pode aumentar o risco de comportamento suicida durante o tratamento;
    − Se você tem mais de 65 anos, Cebrilin pode provocar redução da concentração de sódio no sangue;
    − Pode causar acatisia, uma sensação de inquietude interna e desejo de se mover;
    − Em casos raros, pode provocar síndrome serotoninérgica;
    − O uso concomitante de Cebrilin

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento CEBRILIN deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de adultos que apresentam transtornos como transtorno depressivo maior, comportamento obsessivo ou compulsivo, ataques de pânico, ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós-traumático. A posologia e o tempo de uso devem ser definidos pelo seu médico. É importante seguir as orientações médicas e não interromper o uso sem consultar um profissional.
    Além disso, o uso de Cebrilin está contraindicado para pacientes menores de 18 anos, bem como para aqueles que apresentam alergia ao medicamento ou a qualquer componente de sua fórmula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar CEBRILIN, entre em contato com seu médico ou profissional de saúde para obter orientações sobre como proceder. É importante não dobrar a dose na próxima administração.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento CEBRILIN pode causar os seguintes males: piora do quadro clínico e risco de suicídio, especialmente entre adultos jovens com transtorno depressivo maior; hiponatremia (redução da concentração de sódio no sangue), que pode causar sonolência e fraqueza; acatisia (sensação de inquietude); síndrome serotoninérgica e síndrome neuroléptica maligna, que podem apresentar sintomas como tremores, movimentos espasmódicos, rigidez muscular, dificuldade em ficar parado, agitação, aumento da frequência cardíaca; fraturas ósseas devido ao aumento do risco durante o tratamento; e o uso concomitante com álcool não é recomendado. Além disso, não é recomendado durante a gravidez e amamentação sem orientação médica.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    As informações sobre o que fazer em caso de uso excessivo de CEBRILIN não estão disponíveis na bula.