A cefadroxila está indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis. A eficácia da cefadroxila manifesta-se pela melhora do estado geral do paciente, incluindo a regressão da febre, dos sinais e sintomas da infecção.
Como este medicamento funciona?
A cefadroxila é um antibiótico que apresenta rápida ação de destruição de determinadas bactérias.
Quando não devo usar este medicamento?
A cefadroxila não deve ser utilizada caso você apresente alergia ou intolerância à cefadroxila ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente alergia à penicilina e aos antibióticos da classe cefalosporinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com cefadroxila, seu médico vai lhe perguntar sobre reações de hipersensibilidade prévias à cefadroxila, outras cefalosporinas, penicilinas ou outras drogas. Deve-se administrar o produto com cautela a pacientes sensíveis à penicilina ou outras drogas, visto que a sensibilidade cruzada entre antibióticos beta-lactâmicos tem sido claramente documentada e pode ocorrer em até 10% dos pacientes com história de alergia à penicilina. Caso ocorra reação alérgica à cefadroxila, o tratamento deve ser interrompido. Informe seu médico caso apresente diarreia após administração de cefadroxila, pois colite pseudomembranosa é uma complicação que pode variar de leve a grave. Caso seja feito diagnóstico de colite pseudomembranosa, seu médico iniciará o tratamento apropriado. Se você apresentar problemas da função renal, a cefadroxila deverá ser usada com cautela e poderá ser feito um ajuste de dose. O uso prolongado pode resultar no supercrescimento de bactérias resistentes. A cefadroxila deverá ser prescrita com cautela para indivíduos com história de doença gastrintestinal. Não é recomendado o uso de cefadroxila em crianças menores de 12 anos. Mulheres grávidas devem usar somente com orientação médica. Durante a lactação, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A cefadroxila cápsula dura deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar as cápsulas inteiras com líquido, por via oral somente sob prescrição médica. As cápsulas não devem ser abertas ou mastigadas. A cefadroxila pode ser administrada antes, durante ou após as refeições, junto com alimentos, o que diminui a intolerância gastrintestinal e melhora a absorção.
Para adultos, a dose recomendada é de 1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas, mas em algumas situações seu médico pode prescrever a dose em uma única dose diária. Para o tratamento de faringite ou amigdalite estreptocócicas beta-hemolíticas, a dose é de 1 g de cefadroxila ao dia.
Para infecções complicadas das vias urinárias, a recomendação é de 2 g de cefadroxila ao dia, fracionado em duas tomadas de 12 em 12 horas durante 7 a 10 dias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar cefadroxila, tome a dose assim que lembrar. Se for quase a hora da próxima dose, ignore a dose esquecida e siga com o esquema normal. Não use dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A cefadroxila pode causar reações alérgicas, especialmente em pacientes com alergia à penicilina ou outros cefalosporinas. É importante informar ao médico sobre reações de hipersensibilidade prévias. Reações adversas incluem diarreia e risco de colite pseudomembranosa, que pode variar de leve a grave. O uso prolongado pode levar ao supercrescimento de bactérias resistentes. Casos de insuficiência renal devem ser tratados com cautela, e o medicamento pode causar resultados falso-positivo em testes de Coombs e glicose na urina. É recomendado monitorar a coagulação em pacientes em uso de anticoagulantes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?