A cefalexina é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário e infecções dentares.
Como este medicamento funciona?
A cefalexina é um antibiótico pertencente ao grupo das cefalosporinas. Apresenta ação bactericida, destruindo as bactérias causadoras do processo infeccioso.
Quando não devo usar este medicamento?
A cefalexina é contraindicada para pacientes alérgicos às cefalosporinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Também não deve ser usado por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase e por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com a cefalexina, verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de hipersensibilidade (alergia) às cefalosporinas e às penicilinas. Pacientes alérgicos à penicilina devem usar a cefalexina com cuidado. Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas. Há evidências clínicas e laboratoriais que apontam que os pacientes que já são alérgicos às penicilinas e a outras drogas apresentem grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas como a cefalexina. Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia a ambas as drogas. Houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal (colite pseudomembranosa) com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro incluindo as cefalosporinas. É importante considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos. O uso prolongado ou inadequado da cefalexina poderá resultar na proliferação de bactérias resistentes. Para reduzir esse risco, este medicamento deve ser usado somente para o tratamento ou prevenção de infecções causadas ou fortemente suspeitas de serem causadas por microrganismos sensíveis à cefalexina. Pacientes com insuficiência renal grave devem usar a cefalexina com cuidado, e essa condição requer observação clínica frequente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Conservar o frasco bem tampado. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A cefalexina suspensão 250 mg / 5 mL deve ser administrada por via oral e independente das refeições. Agite bem o frasco de cefalexina suspensão antes de usar. Para adultos, as doses variam de 1 a 4 g diárias, geralmente 250 mg a cada 6 horas. Para tratar algumas infecções, doses de 500 mg ou 1 g podem ser dadas a cada 12 horas. Para crianças, a dose diária recomendada é de 25 a 50 mg/kg em doses divididas, podendo ser definida conforme o peso da criança.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar a cefalexina, retome o tratamento assim que perceber. Se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue com a posologia regular. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida. É importante seguir as orientações do seu médico e usar o medicamento durante todo o tempo prescrito, mesmo que os sinais da infecção tenham desaparecido.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal (colite pseudomembranosa) com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro, incluindo as cefalosporinas como a cefalexina. É importante considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos, pois essas colites podem variar de leve a intensa (com risco de vida). Informe ao seu médico sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento.
Pacientes alérgicos às penicilinas devem usar a cefalexina com cuidado, pois há evidências clínicas que apontam que os pacientes que já são alérgicos à penicilina apresentam grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas. Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia, a ambas as drogas.
O uso prolongado ou inadequado da cefalexina, assim como os antibióticos em geral, poderá resultar na proliferação de bactérias resistentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo de cefalexina, recomenda-se entrar em contato com um médico ou centro de intoxicações imediatamente. É importante seguir as orientações de um profissional de saúde, pois a superdosagem pode causar efeitos adversos e complicações. Não deve haver administração sem supervisão médica.