• Home
  • Bulas
  • Cefalexina Teuto 500mg com 8 Comprimidos

Cefalexina Teuto 500mg com 8 Comprimidos

  • Fabricante: Laboratório Teuto Brasileiro S/A - 17159229000176
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Cefalexina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário e infecções dentárias.

  • Como este medicamento funciona?

    A cefalexina é um antibiótico pertencente ao grupo das cefalosporinas. Apresenta ação bactericida, destruindo as bactérias causadoras do processo infeccioso.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para pacientes alérgicos às cefalosporinas.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de iniciar o tratamento com cefalexina, verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de hipersensibilidade (alergia) às cefalosporinas e às penicilinas. Pacientes alérgicos à penicilina devem usar este medicamento com cuidado. Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas. Há evidências clínicas e laboratoriais que indicam que os pacientes alérgicos a penicilinas apresentam uma grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas, como a cefalexina. Relatos de reações graves, incluindo anafilaxia, foram observados. Também foram registrados casos de colite pseudomembranosa e outros danos ao tecido intestinal. Informe ao médico sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento. O uso prolongado ou inadequado da cefalexina pode resultar na proliferação de bactérias resistentes. Pacientes com insuficiência renal grave devem usar a cefalexina com cuidado, e a condição requer observação clínica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, e sua utilização durante a lactação também deve ser avaliada pelo médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    É importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e symptomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura. A interrupção do tratamento pode contribuir para o aparecimento de infecções mais graves. A cefalexina deve ser administrada por via oral e independente das refeições. Para adultos, as doses variam de 1 a 4g diárias, em doses divididas, sendo a dose usual de 250mg a cada 6 horas. Para infecções não complicadas em pacientes acima de 15 anos, uma dose de 500mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve durar de 7 a 14 dias. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso o paciente deixe de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que possível. Não use mais que a quantidade total de cefalexina recomendada pelo médico em um período de 24 horas. Em caso de dúvidas procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a interrupção do tratamento. Houve também relatos de dispepsia (indigestão), dor abdominal e gastrite. Sintomas de colite (inflamação do intestino grosso) pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico. Enjoos e vômitos foram relatados raramente. Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, há relatos raros de hepatite (inflamação do fígado) transitória e icterícia (coloração amarela dos tecidos e secreções por presença anormal de pigmentos biliares) colestática. Foram observadas reações alérgicas na forma de erupções cutâneas, urticária (coceira), angioedema e raramente eritema multiforme, síndrome de Stevens - Johnson ou necrólise tóxica epidérmica (morte das células da pele). Essas reações geralmente desaparecem com a suspensão da droga. Pode ser preciso terapia de suporte em alguns casos. Houve também relatos de anafilaxia (reação violenta à segunda dose de algum antígeno). Também ocorreram outras reações como prurido (coceira) anal e genital, monilíase (<

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.