Este medicamento é usado para tratar infecções causadas por microrganismos sensíveis à ceftriaxona.
Como este medicamento funciona?
Este produto pertence a um grupo de medicamentos denominado antibióticos. Sua substância ativa - ceftriaxona - é um antibiótico capaz de eliminar uma grande variedade de microrganismos/bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções. A concentração plasmática máxima depois de dose única de 1g IM é alcançada em 2 - 3 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Hipersensibilidade: Este medicamento é contraindicado a pacientes com alergia à ceftriaxona, a qualquer um dos excipientes da formulação ou a qualquer outro cefalosporínico (como cefalexina, cefazolina e outros). Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade à penicilina (incluindo ampicilina e amoxicilina) e outros agentes betalactâmicos podem apresentar maior risco de hipersensibilidade à ceftriaxona.
Lidocaína: contraindicações à lidocaína devem ser excluídas antes da administração de injeções intramusculares de ceftriaxona, nas quais a solução de lidocaína deve ser utilizada como solvente. Favor consultar as contraindicações descritas na bula da lidocaína.
Neonatos prematuros: Este medicamento é contraindicado a neonatos prematuros com idade pós-menstrual (idade corrigida) de até 41 semanas (idade gestacional + idade cronológica).
Recém-nascidos com hiperbilirrubinemia (icterícia): recém-nascidos com icterícia não devem ser tratados com ceftriaxona.
Neonatos e soluções intravenosas que contêm cálcio: Este medicamento é contraindicado a recém-nascidos ( ≤ 28 dias) sob tratamento (ou em previsão de tratamento) com soluções IV que contenham cálcio, incluindo infusão contínua de cálcio como a nutrição parenteral, por causa do risco de formação de compostos insolúveis de ceftriaxona cálcica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Hipersensibilidade: reações de hipersensibilidade sérias e, ocasionalmente, fatais foram reportadas em pacientes tratados com ceftriaxona. No caso de reações graves, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente. Antes do início do tratamento, seu médico deve concluir se você apresenta histórico de reações de hipersensibilidade à ceftriaxona, outras cefalosporinas ou qualquer outro tipo de medicamento betalactâmico. Anemia hemolítica: foi observada em pacientes que receberam antibacterianos da classe das cefalosporinas, incluindo ceftriaxona. Se você notar sinais de anemia durante o uso, avise seu médico. Diarreia associada ao Clostridium difficile (CDAD): foi relatada com o uso de quase todos os agentes antibacterianos, incluindo ceftriaxona. Se notar diarreia persistente, avise seu médico. Superinfecções: podem ocorrer com microrganismos não susceptíveis. Precipitados de ceftriaxona cálcica: observados em pacientes com doses iguais ou superiores a 1g/dia. Pancreatite: casos foram raramente relatados durante o tratamento com ceftriaxona. Monitoramento do sangue: hemograma completo deve ser feito regularmente durante tratamentos prolongados. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Recomenda-se cuidado especial em pacientes que amamentam. O uso em idosos e em pacientes pediátricos deve ser avaliado pelo médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento ceftriaxona dissódica deve ser administrado por via intramuscular. A embalagem contém 1g de ceftriaxona e um diluente com 3,5mL. Após a mistura, a solução deve ser aplicada IM e nunca por via intravenosa.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem reações de hipersensibilidade sérias, como anafilaxia e outras reações alérgicas; anemia hemolítica imune mediada; diarreia associada ao Clostridium difficile (CDAD); superinfecções com microrganismos não suscetíveis; precipitados de ceftriaxona cálcica na vesícula biliar; pancreatite; e efeitos colaterais como tontura, que podem influenciar a capacidade de dirigir e operar máquinas. É importante monitorar a saúde e informar ao médico sobre qualquer sinal de anemia ou diarreia persistente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?