• Home
  • Bulas
  • Celecoxibe EMS com 30 Capsulas 200mg Generico

Celecoxibe EMS com 30 Capsulas 200mg Generico

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Celecoxibe
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O celecoxibe é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite (lesão crônica das articulações) e artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações), alívio dos sintomas da espondilite anquilosante, alívio da dor aguda no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou odontológica e em doenças musculoesqueléticas, alívio da dismenorreia primária (cólica menstrual) e alívio da lombalgia (dor nas costas).

  • Como este medicamento funciona?

    O celecoxibe é um agente analgésico (promove redução da dor) e anti-inflamatório (combate a inflamação que é a reação do sistema de defesa do nosso corpo a uma agressão) não esteroidal da classe dos inibidores específicos da enzima ciclooxigenase 2 (COX-2, enzima responsável por desencadear a inflamação). A dor aguda é reduzida cerca de 28 minutos após a tomada da dose de celecoxibe, enquanto a redução dos sintomas da osteoartrite e da artrite reumatoide é percebida em 1 a 2 semanas de uso da medicação.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O celecoxibe não deve ser usado por pacientes que: (1) tenham tido crise de asma, urticária ou reações alérgicas após uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios; (2) com doença hepática grave e/ou com insuficiência renal grave; (3) tenham dor relacionada à cirurgia de revascularização do miocárdio. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais), incluindo celecoxibe, pode retardar ou inibir a ovulação, o que pode estar associado com a infertilidade reversível em algumas mulheres. Se usado durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez, os AINEs podem causar dismenção renal fetal que pode resultar na redução do volume de líquido amniótico ou oligoidrâmnio em casos graves. Tais efeitos podem ocorrer logo após o início do tratamento e são geralmente reversíveis após a descontinuação. As mulheres grávidas utilizando celecoxibe devem ser cuidadosamente monitoradas quanto ao volume de líquido amniótico. Este medicamento não deve ser usado por grávidas sem orientação e seguimento médico; especialmente durante o primeiro e segundo trimestres (até por volta do 6º mês). O uso de celecoxibe durante a gravidez requer que se pesem os potenciais benefícios para a mãe e riscos para a criança, o que só pode ser feito pelo médico ou dentista. Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez ou se estiver amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Embora reduza o risco de desenvolvimento de complicações gastrintestinais associadas ao uso de anti-inflamatórios, esse risco não está eliminado pelo uso de celecoxibe, sendo maior em maiores de 65 anos

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em **temperatura ambiente**.

  • Como devo usar este medicamento?

    O celecoxibe deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite, artrite reumatoide, alívio da dismenorreia primária, entre outras condições. A redução da dor aguda é percebida cerca de 28 minutos após a dose e os efeitos em osteoartrite e artrite reumatoide podem ser notados em 1 a 2 semanas de uso. Não use este medicamento por períodos superiores ao recomendado na bula ou pelo médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O celecoxibe pode causar eventos adversos gastrintestinais como lesões, úlceras e sangramentos. Além disso, pode haver risco de alergia em pacientes que têm histórico de asma, urticária ou reações a anti-inflamatórios. O uso do medicamento é contraindicado em casos de doença hepática grave e/ou insuficiência renal grave. Pode haver risco aumentado de sangramentos em pacientes com suspeita de dengue. Outros efeitos podem incluir dificuldades renais e problemas gástricos, especialmente em idosos ou em pacientes com condições preexistentes. É essencial que o paciente informe ao médico sobre qualquer condição que possa aumentar esses riscos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.