Este medicamento é indicado para o tratamento de certas infecções causadas por fungos como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e paracoccidioidomicose quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes. O cetoconazol não deve ser utilizado em casos de meningite fúngica devido a sua baixa penetração no líquido cerebroespinhal.
Como este medicamento funciona?
Este é um medicamento à base de cetoconazol que você deve usar para o tratamento de infecções causadas por fungos. O cetoconazol possui atividade fungicida (agente que destrói fungos) ou fungistática (agente que paralisa o crescimento dos fungos). O cetoconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar este medicamento se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Não tome cetoconazol caso você tenha doença do fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença do fígado e para menores de 2 anos. Se você tiver dúvidas, consulte o seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe o seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, pois a ingestão ao mesmo tempo de cetoconazol com outros medicamentos pode ser prejudicial. Durante o tratamento com cetoconazol, podem ocorrer distúrbios no fígado, até mesmo em tratamentos curtos, sendo as chances maiores se você tem problemas no fígado. Reconheça os sintomas de distúrbios do fígado: urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, e outros. Seu médico solicitará exames de sangue para assegurar que seu fígado funcione normalmente. Casos de hepatotoxicidade grave ocorreram com o uso de cetoconazol oral, podendo ocorrer relatos dentro de um mês de tratamento. A função da glândula suprarrenal deve ser monitorada em pacientes sob terapia prolongada. Quando a acidez gástrica está reduzida, a absorção do cetoconazol pode ser diminuída, por isso recomenda-se tomar os comprimidos com uma bebida ácida. A gravidez e a amamentação são situações que requerem cautela com o uso de cetoconazol, e ele não deve ser utilizado sem orientação médica. O uso pediátrico em crianças com peso inferior a 15kg não é recomendado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cetoconazol deve ser tomado por via oral. O uso é indicado para o tratamento de certas infecções causadas por fungos, como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e paracoccidioidomicose quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes. É importante que você informe seu médico sobre outros medicamentos que está usando, devido a possíveis interações, e que o tratamento deve ser acompanhado por exames de sangue para verificar a função do fígado, especialmente se o uso se estender por um longo período. Caso você tenha problemas de acidez gástrica, recomenda-se tomar os comprimidos com uma bebida ácida para garantir a absorção adequada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de cetoconazol pode causar distúrbios no fígado, que podem se manifestar por sintomas como urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, branco dos olhos amarelado, dor abdominal, cansaço não usual e/ou febre. Casos de hepatotoxicidade grave, incluindo casos fatais ou que requereram transplante hepático, foram relatados. O tratamento com cetoconazol deve ser suspenso caso esses sintomas apareçam, e o médico deve ser informado imediatamente. Além disso, a função da glândula suprarrenal deve ser monitorada em determinados pacientes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?