O cipionato de testosterona é indicado para reposição de testosterona em homens que apresentem hipogonadismo primário ou adquirido.
Como este medicamento funciona?
O cipionato de testosterona é uma solução injetável para uso intramuscular. Ele é uma solução injetável de base oleosa permitindo a liberação lenta da testosterona, e a base de éster, que permite rápida liberação de testosterona livre na circulação. A testosterona é o principal hormônio androgênico, sendo responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas e do estado anabólico de tecidos. A produção insuficiente de testosterona resulta no hipogonadismo masculino, que pode ser caracterizado por infertilidade ou impotência.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar cipionato de testosterona em qualquer uma das seguintes condições: reações alérgicas com o uso deste medicamento ou qualquer componente da fórmula; presença ou suspeita de câncer de próstata ou da glândula mamária em homens; presença ou história de tumores no fígado; se for mulher; contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento; contraindicado para crianças ou adolescentes com idade inferior a 18 anos; e contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os hormônios androgênicos não são indicados para estimular o desenvolvimento muscular em indivíduos saudáveis ou para melhorar a capacidade física. Se você for idoso, o cipionato de testosterona deve ser utilizado com cautela devido à frequência de hipertrofia benigna da próstata. Deve-se excluir a possibilidade de existência de câncer de próstata antes de iniciar o tratamento e recomenda-se a realização de exames regulares de próstata. Informe seu médico se você já teve edema. O tratamento com doses elevadas de testosterona ou a longo prazo aumenta a tendência para a retenção de líquidos e o risco de surgimento de edema. Pacientes com insuficiência cardíaca, renal e hepática devem usar com cautela. Pode ser necessário um ajuste na dosagem de anticoagulantes orais. Use este medicamento junto com outros hormônios com cautela, pois pode interferir com a quantidade do anti-inflamatório fenilbutazona no sangue, e a insulina, podendo aumentar seus efeitos. Este medicamento é contraindicado para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas. Atenção: este medicamento contém óleo de amendoim e álcool benzílico, que pode ser tóxico, especialmente para recém-nascidos e crianças de até 3 anos. Este medicamento pode causar doping. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Seu médico irá avaliar seu nível de testosterona no sangue antes de iniciar o tratamento e a fim de decidir qual é a melhor dosagem para iniciar o tratamento. Irá também verificar qual o melhor intervalo entre uma injeção e outra. A injeção intramuscular deve ser administrada profundamente no músculo glúteo por profissional habilitado. Este medicamento é exclusivo para uso intramuscular. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: aumento no número de células vermelhas no sangue (policitemia); aumento de peso; cãibras musculares; nervosismo e depressão; em casos raros, amarelamento da pele (icterícia); além de outras reações que possam estar associadas ao medicamento. Podem ocorrer reações no local da injeção e reações de hipersensibilidade. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
No caso de ocorrência acidental de superdose, não é necessária a adoção de qualquer medida terapêutica especial, com exceção de interrupção do tratamento ou redução da dose terapêutica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.