Clenil HFA 250mcg Spray 200 Doses

  • Fabricante: Chiesi Farmacêutica Ltda - 61363032000146
  • Categoria: Asma
  • Princípio ativo: Dipropionato De Beclometasona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Clenil ® HFA é destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios).

  • Como este medicamento funciona?

    Clenil ® HFA contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar. Administrado por inalação, o dipropionato de beclometasona atua exclusivamente sobre as estruturas da árvore respiratória. Desde que obedecidas as doses indicadas, não ocasiona efeitos sistêmicos e não interfere nas funções do córtex da glândula suprarrenal. Uma melhora significativa ocorre, geralmente, em poucos dias de uso da medicação; no entanto, pode ser necessário uma ou duas semanas de tratamento para que sua ação seja observada. Os efeitos terapêuticos desse medicamento não são percebidos na hora do uso, portanto não deve ser usado como medicamento de alívio durante crises de falta de ar. O efeito de Clenil ® HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Clenil ® HFA é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos ou demais componentes da fórmula. É também contraindicado caso você tenha hipersensibilidade individual aos derivados de cortisona, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa). Caso você seja sensível ao álcool, este produto é contraindicado. Clenil ® HFA não é indicado para tratamento das crises e sintomas da asma aguda.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Com o propósito de se obter um efeito terapêutico total e eficaz do tratamento, torna-se indispensável que você siga rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação de Clenil ® HFA. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Clenil ® HFA é um medicamento de uso contínuo e você não deve interromper o tratamento, mesmo que você se sinta melhor. A interrupção do tratamento com corticosteroide deve ser sempre feita de modo gradual. Clenil ® HFA não é eficaz nas crises de asma já instaladas; pelo contrário, é utilizado na prevenção das crises. Verifique com seu médico e tenha disponível a medicação necessária para alívio das crises. Se sua respiração tornar-se ofegante após a utilização de Clenil ® HFA, pare de utilizá-lo imediatamente e fale com seu médico o mais rápido possível. Se você começar a se sentir pior, consulte seu médico novamente. O uso prolongado poderá permitir a instalação de infecções por fungos na boca e garganta, tratadas normalmente com medicação específica e de uso local, conforme orientação de seu médico. Deve-se evitar o uso do produto em pacientes com infecções virais, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa). Antes de iniciar o tratamento com Clenil ® HFA, informe seu médico se: você estiver grávida ou amamentando; você é alérgico a qualquer um dos componentes do produto; você está sendo tratado, ou se já foi tratado, de tuberculose; você está fazendo uso de qualquer tipo de medicamento; você evita bebidas alcoólicas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para obter um efeito terapêutico total e eficaz, é indispensável seguir rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação de Clenil ® HFA. Este medicamento é indicado para uso contínuo, não devendo ser interrompido mesmo que você se sinta melhor. A interrupção do tratamento com corticosteroide deve ser feita de modo gradual. Clenil ® HFA não é eficaz nas crises de asma já instaladas e deve ser utilizado na prevenção das crises. Caso sinta dificuldades respiratórias após utilizar o medicamento, interrompa o uso imediatamente e consulte um médico. Se a sua respiração não melhorar após 7 dias de uso, consulte seu médico para possíveis ajustes na dose.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esquecer de usar este medicamento, **consultar seu médico** para saber o que fazer é fundamental. É importante não interromper o tratamento sem orientação médica. Não use Clenil ® HFA como medicamento de alívio durante crises de falta de ar, e tenha sempre disponível a medicação necessária para alívio das crises.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso prolongado do Clenil HFA pode permitir a instalação de infecções por fungos na boca (sapinhos) e garganta. Alguns pacientes podem sentir ressecamento da boca e garganta. Também é importante ressaltar que este medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, infecções virais, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa). O uso deste medicamento pode causar intoxicação, especialmente em crianças, devido à presença de álcool (etanol). Os pacientes devem ficar attentos a alterações na visão, que podem incluir catarata ou glaucoma. Em caso de qualquer sintoma adverso, é recomendado que o paciente consulte seu médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso prolongado poderá permitir a instalação de infecções por fungos na boca (sapinhos) e garganta, tratadas normalmente com medicação específica e de uso local, conforme orientação de seu médico, sem a necessidade de interrupção do tratamento. Se sua respiração tornar-se ofegante após a utilização de Clenil ® HFA, pare de utilizá-lo imediatamente e fale com seu médico o mais rápido possível. Caso tenha utilizado altas doses de corticosteroides inalados por períodos longos, pode ser necessário o aumento de dose de corticosteroides habitualmente utilizados em situações de emergência, e seu médico deverá ser informado para decidir sobre a necessidade de aumentar sua dose.