Clifemin é indicado para aliviar os sintomas da pré e pós-menopausa, como rubor, ondas de calor, suor excessivo, palpitações e alterações depressivas de humor e do sono.
Como este medicamento funciona?
Clifemin ® atua amenizando os sintomas da pré e pós-menopausa. O efeito terapêutico geralmente é mais nítido após duas semanas de uso do medicamento, apresentando o efeito máximo dentro de oito semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, é desaconselhado durante a gravidez, pois pode promover o fluxo menstrual e ter efeito estimulante uterino.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar este medicamento, é necessário considerar algumas precauções e advertências: Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer componente da fórmula não devem usar o produto. Este medicamento é contraindicado durante a gravidez por promover o fluxo menstrual e ter efeito estimulante uterino. Também deve ser utilizado com cuidado por pacientes com insuficiência hepática grave. Pessoas alérgicas a salicilatos devem ter cautela, pois contém pequenas quantidades de ácido salicílico. Se houver hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar um médico. Além disso, o medicamento deve ser evitado por menores de 12 anos e durante a lactação devido à falta de estudos disponíveis.
Este medicamento pode potencializar o efeito de medicamentos anti-hipertensivos e deve ser usado com supervisão médica se combinado com suplementos hormonais (estrogênio). É importante informar ao médico sobre o uso de outros medicamentos ou plantas medicinais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Clifemin deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) em sua embalagem original. Proteger da luz e da umidade. Prazo de validade de 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos. A posologia é de um comprimido revestido, via oral, uma vez ao dia. A dose diária não deve ultrapassar a um comprimido ao dia. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo promover danos ao seu usuário. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento CLIFEMIN pode causar distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça, peso nas pernas e tontura. Além disso, deve-se estar atento ao desenvolvimento de sinais de deficiência do fígado, como cansaço, perda de apetite, amarelamento da pele e dos olhos, dor severa na parte superior do estômago com náusea e vômito ou urina escurecida. Se esses sintomas ocorrerem, é importante procurar assistência médica imediatamente e suspender o uso do produto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há relatos de intoxicações por superdosagem na literatura. Pode causar vertigens, dor de cabeça, náusea, vômito, desajuste na visão e hipotensão. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.