Climene (valerato de estradiol + acetato de ciproterona) é um medicamento destinado à terapia de reposição hormonal (TRH) para alívio dos sintomas associados à menopausa e prevenção da osteoporose na pós-menopausa.
Como este medicamento funciona?
Climene (valerato de estradiol + acetato de ciproterona) contém dois tipos de hormônio, o valerato de estradiol e o progestógeno (acetato de ciproterona). Desta forma, este medicamento repõe os hormônios que o organismo não produz mais. O estradiol previne e/ou alivia os sintomas desagradáveis do climatério, como fogachos, sudorese, alterações no sono, nervosismo, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, incontinência urinária, ressecamento e queimação vaginal. O acetato de ciproterona e o tratamento com 7 dias de intervalo estabilizam o ciclo menstrual em mulheres que apresentam útero.
Quando não devo usar este medicamento?
Climene (valerato de estradiol + acetato de ciproterona) é contraindicado em caso de gravidez ou amamentação; sangramento vaginal de causa desconhecida; presença ou suspeita de câncer de mama; presença ou suspeita de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença ou história de tumor de fígado (benigno ou maligno); doença grave de fígado; história recente de ataque cardíaco e/ou derrame; história atual ou anterior de trombose (formação de coágulo sanguíneo) nos vasos sanguíneos das pernas (trombose venosa profunda) ou dos pulmões (embolia pulmonar); alto risco de trombose venosa ou arterial (coágulo sanguíneo); níveis muito elevados de um tipo especial de gordura (triglicérides) no sangue; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Climene; meningioma ou histórico de meningioma. Se qualquer uma dessas condições surgir pela primeira vez durante a terapia de reposição hormonal, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante falar com seu médico ou farmacêutico antes de tomar Climene (valerato de estradiol + acetato de ciproterona). Antes de iniciar ou reiniciar o tratamento, seu médico poderá solicitar a realização de exames clínicos gerais e ginecológicos detalhados, além de uma avaliação do seu histórico clínico e familiar. O médico discutirá com você os benefícios e os riscos do uso de Climene. Durante o tratamento, consulte o médico regularmente para exames de controle. Este medicamento NÃO é um contraceptivo oral. Caso ocorra qualquer sangramento irregular, isso deve ser comunicado ao médico. O uso de Climene deve ser monitorado, especialmente se houver condições que aumentem o risco de trombose ou outras complicações, como miomas uterinos, doença do fígado, diabetes, e outros fatores listados na bula. Se você tem 65 anos ou mais, deve haver evidência de que o tratamento hormonal pode aumentar o risco de perda significativa de habilidades intelectuais. Finalmente, é importante informar o médico sobre o histórico de câncer e outros problemas de saúde relevantes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Climene deve ser utilizado de acordo com as orientações do seu médico, especialmente em relação à terapia de reposição hormonal (TRH). É importante ler atentamente as informações na bula antes de utilizar, pois ela contém detalhes sobre os benefícios e os riscos associados ao uso. O uso correto do medicamento respeitando às indicações e posologia prescritas é fundamental para observar os efeitos benéficos no tratamento dos sintomas da menopausa e na prevenção da osteoporose na pós-menopausa. Recomenda-se também consultar regularmente seu médico durante o tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas continue com o esquema habitual. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Climene (valerato de estradiol + acetato de ciproterona) é contraindicado em casos de gravid ez ou amamentação; sangramento vaginal de causa desconhecida; presença ou suspeita de câncer de mama; presença ou suspeita de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença ou história de tumor de fígado (benigno ou maligno); doença grave de fígado; história recente de ataque cardíaco e/ou derrame; história atual ou anterior de trombose (formação de coágulo sanguíneo); alto risco de trombose venosa ou arterial; níveis muito elevados de triglicérides no sangue; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes; meningioma ou histórico de meningioma. Se qualquer uma dessas condições surgir pela primeira vez durante a terapia, é necessário descontinuar o uso e consultar o médico. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode também aumentar o risco de câncer de mama e câncer do endométrio, especialmente se estrogênios forem utilizados isoladamente por períodos prolongados. Ademais, a TRH pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames, conforme evidências de estudos clínicos realizados com hormônios.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?