Este medicamento é destinado ao tratamento de manifestações inflamatórias e pruriginosas de dermatoses, e para a psoríase em placa de intensidade moderada a grave, em pacientes com idade acima de 18 anos.
Como este medicamento funciona?
O CLOB-X ® emulsão dermatológica é um corticosteroide tópico. Quando aplicado sobre a pele, o produto diminui a vermelhidão, coceira e inflamação provocadas por algumas doenças que causam inflamação na pele.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize este medicamento:
• Se você for alérgico (hipersensível) ao propionato de clobetasol ou a qualquer um dos demais componentes da fórmula;
• Se você tiver alguma infecção de pele causada por mico bactérias, bactérias (exemplo: impetigo, um tipo de rash na face), vírus (exemplos: catapora, herpes simplex, herpes zoster), fungos (exemplos: candidíase, micose) ou parasitas;
• Se você tiver feridas ulcerosas ou durante cicatrização;
• Não aplicar este medicamento nos olhos (devido ao risco de catarata e glaucoma).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe ao médico se você desconfia que possa estar grávida ou se planeja engravidar. Se você ficar grávida, deverá interromper imediatamente o uso do produto.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O produto somente deve ser usado por curtos períodos e sob estrito acompanhamento médico. O produto não está recomendado em tratamento superior a 2 semanas consecutivas e a dose não deverá exceder 50g por semana. Hipersensibilidade a corticosteroides pode ser observada. O propionato de clobetasol não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a outros corticosteroides. Os corticosteroides tópicos podem induzir: efeito rebote, recidiva, desenvolvimento de tolerância e toxicidade local ou sistêmica como atrofia da pele e supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. O uso de propionato de clobetasol não é recomendado em pacientes com acne, rosácea ou dermatite perioral. A interrupção abrupta do tratamento pode levar à insuficiência adrenal aguda. O contato do produto com os olhos e lábios deve ser evitado. Gravidez e Lactação: deve ser utilizado sob prescrição médica e após avaliação do risco/benefício, especialmente para mulheres grávidas e durante o período de amamentação.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Após aberto, válido por 6 meses. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Aplicar uma fina camada na área afetada, uma ou duas vezes ao dia, e espalhar suavemente, sem oclusão do local. Quando a lesão for controlada, a terapia deve ser interrompida. Caso melhoras não sejam observadas em até duas semanas, suspender o uso e consultar o médico. Minimizar o contato com as áreas do corpo não afetadas e lavar as mãos após a aplicação. O tratamento normalmente dura até 2 semanas e os pacientes não devem utilizar dose superior a 50g (50mL) de CLOB-X ® emulsão dermatológica por semana. Não utilizar sob curativos oclusivos, a menos que seja indicado pelo médico. Utilizar CLOB-X ® emulsão dermatológica por duas semanas consecutivas para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas de dermatoses responsivas aos corticosteroides, e até duas semanas adicionais em lesões localizadas de psoríase em placa moderada a grave (não mais do que 10% da superfície corporal) que não melhoraram suficientemente após as duas semanas iniciais de tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se não ocorrer resposta favorável imediata em até duas semanas de uso, deve-se suspender o uso e consultar o médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O CLOB-X pode causar efeitos indesejáveis graves, como atrofia da pele (afinamento da pele), infecções (incluindo casos isolados de infecções sistêmicas), telangiectasia da pele (aparecimento de vasos), ou supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Hipersensibilidade a corticosteroides pode ser observada, e o tratamento com CLOB-X pode levar a uma recidiva, desenvolvimento de tolerância (taquifilaxia) e efeito rebote pós-tratamento. O uso em áreas como face, região genitoanal, virilha e axilas é mais propenso a desenvolver alterações tróficas. Também pode ocorrer supressão adrenal e >sinais de síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes. Além disso, distúrbios visuais como catarata e glaucoma podem ser relatados. A interrupção abrupta do tratamento pode levar à insuficiência adrenal aguda.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de CLOB-X pode resultar em efeitos indesejáveis graves, como atrofia da pele, infecções, e supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Se houver suspeita de uso excessivo, a terapia deve ser interrompida e o paciente deve consultar o médico imediatamente. O tratamento deve ser feito por períodos curtos e sob acompanhamento médico.