O bissulfato de clopidogrel é indicado para a prevenção secundária dos eventos aterotrombóticos, como infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular em pacientes adultos que apresentaram IAM ou AVC recente ou uma condição conhecida como doença arterial periférica. Também é indicado em pacientes com Síndrome Coronária Aguda e em adultos com fibrilação atrial para a prevenção de eventos aterotrombóticos e tromboembólicos.
Como este medicamento funciona?
O bissulfato de clopidogrel pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários. As plaquetas são estruturas muito pequenas do sangue que se agrupam durante a coagulação sanguínea. Prevenindo este agrupamento, o bissulfato de clopidogrel age no sangue reduzindo a chance de formação de trombos (coágulos sanguíneos). Por isso, o bissulfato de clopidogrel é prescrito para prevenir a ocorrência de infarto do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral isquêmico (derrame) ou outras doenças decorrentes da obstrução dos vasos sanguíneos. O uso repetido de bissulfato de clopidogrel produz inibição substancial na agregação plaquetária a partir do primeiro dia, aumentando progressivamente até atingir o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
O bissulfato de clopidogrel não deve ser utilizado caso você apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente úlcera péptica (lesão no estômago) ou hemorragia intracraniana (sangramento dentro do cérebro).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O bissulfato de clopidogrel não deve ser utilizado caso você apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente úlcera péptica (lesão no estômago) ou hemorragia intracraniana (sangramento dentro do cérebro).
É importante comunicar ao médico sempre que surgirem sintomas clínicos suspeitos de sangramento durante o tratamento, para avaliar a necessidade de contagem de células sanguíneas e/ou outros testes apropriados. Deve-se usar com cautela em pacientes sob risco aumentado de sangramento decorrente de trauma, cirurgia (inclusive dentária) ou doenças como úlcera péptica e em pacientes que estejam recebendo tratamento com ácido acetilsalicílico, heparina, inibidores da glicoproteína IIb/IIIa, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), ou inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs).
Pacientes com púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e hemofilia adquirida devem ser monitorados e tratados por especialistas, e clopidogrel deve ser descontinuado. O uso de clopidogrel em pacientes metabolizadores lentos da CYP2C19 deve ser avaliado devido ao risco de eventos cardiovasculares aumentados.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O bissulfato de clopidogrel deve ser tomado por via oral e é indicado para pacientes adultos. A dosagem recomendada é de 75 mg diários, conforme a orientação médica. É importante não interromper o tratamento sem consultar o médico, uma vez que a agregação plaquetária é substancialmente inibida a partir do primeiro dia de uso, atingindo o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o bissulfato de clopidogrel pode causar incluem risco de sangramento e efeitos sanguíneos indesejáveis, sendo necessário comunicar ao médico sobre quaisquer sintomas clínicos suspeitos. O uso pode levar a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT), que se caracteriza por trombocitopenia e anemia hemolítica microangiopática. Além disso, pode ocorrer hemofilia adquirida em casos de prolongamento do Tempo de Tromboplastina Parcial ativada (TTPa). O uso em metabolizadores lentos da CYP2C19 pode resultar em menor eficácia e maior risco de eventos cardiovasculares.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?