O cloridrato de bupropiona foi receitado pelo seu médico para ajudar você a parar de fumar. Este medicamento demonstrou funcionar bem tanto para fumantes recreativos quanto para aqueles que fumam muito. O cloridrato de bupropiona também demonstrou ser eficaz como auxiliar na cessação tabágica em fumantes com certos tipos de doença pulmonar e cardíaca. Em estudos clínicos, um número significativo de pessoas conseguiu ficar livre do cigarro por até 12 meses enquanto usava cloridrato de bupropiona. Para muitos pacientes, este medicamento reduziu os sintomas da síndrome de abstinência e a vontade de fumar.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de bupropiona é um medicamento que contém a substância ativa bupropiona. Esta substância é capaz de reduzir a vontade de fumar de pessoas com dependência à nicotina. Seu mecanismo de ação não é igual ao dos tratamentos de reposição de nicotina. Presume-se que o cloridrato de bupropiona interaja com duas substâncias químicas no cérebro, chamadas de noradrenalina e dopamina, que estão relacionadas com dependência e abstinência. O uso do cloridrato de bupropiona deve ser acompanhado por um Programa de Suporte. Esse medicamento demora cerca de uma semana para começar a fazer efeito, pois é o período necessário para que a bupropiona atinja os níveis necessários no organismo.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use cloridrato de bupropiona se você:
- é alérgico à bupropiona ou a qualquer outro componente do medicamento;
- está tomando outros medicamentos que contenham bupropiona;
- tem menos de 18 anos;
- recebeu diagnóstico de epilepsia ou de outros transtornos convulsivos;
- tem ou já teve algum distúrbio de alimentação (por exemplo, bulimia ou anorexia);
- é usuário crônico de bebidas alcoólicas e está tentando parar de beber ou parou há pouco tempo;
- parou recentemente de usar tranquilizantes ou sedativos, ou vai parar de tomá-los enquanto usa cloridrato de bupropiona;
- está tomando ou tomou, nos últimos 14 dias, outros medicamentos para depressão ou doença de Parkinson chamados inibidores da MAO.
Se alguma das situações acima se aplica a você, fale com seu médico imediatamente, ANTES de usar cloridrato de bupropiona.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de bupropiona não é recomendado para menores de 18 anos, pois não foi adequadamente estudado neste grupo de pacientes. Antes de iniciar o tratamento, é importante falar com seu médico se você já apresentou ou apresenta comportamento ou pensamentos suicidas; tem problemas nos rins ou no fígado; teve algum outro problema psiquiátrico, além de depressão; tem mais de 65 anos; ou está grávida ou pretendendo engravidar. Se alguma dessas situações se aplica a você, consulte seu médico antes de usar cloridrato de bupropiona. Além disso, existe um risco maior de convulsão se você toma outros medicamentos que aumentam as chances de ter convulsão, é usuário crônico de bebidas alcoólicas ou tem histórico de tumores no cérebro ou convulsões. O medicamento pode aumentar a pressão arterial e é importante monitorar se você já tem hipertensão. Procure atenção médica se sentir alucinações ou delírios. Quanto a gravidez e lactação, é recomendado consultar o médico devido a potenciais reações adversas para o bebê.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Você precisa começar a usar cloridrato de bupropiona enquanto ainda estiver fumando e, junto com seu médico, determinar uma data para interromper o hábito durante a segunda semana após o início do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, não use a dose esquecida e continue com o esquema regular de dosagem. Nunca use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de bupropiona pode causar alguns maus efeitos nas condições a seguir: alucinações, delírios, pensamentos desordenados, oscilações extremas de humor, convulsões, aumento na pressão arterial, e pode afetar a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Além disso, algumas pessoas podem ficar deprimidas durante o tratamento e ter pensamentos suicidas, especialmente nas primeiras semanas. O uso do medicamento não é recomendado para menores de 18 anos e deve ser monitorado em pacientes com histórico psiquiátrico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você tiver uma convulsão, avise seu médico assim que possível. Não tome mais comprimidos. Pode haver risco maior que o normal de você ter convulsão se você tomar outros medicamentos que aumentam as chances de ter convulsão, tomar tranquilizantes ou sedativos, ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas regularmente, entre outros fatores. Além disso, a síndrome da serotonina associada à superdosagem também foi reportada.