O cloridrato de lidocaína geleia 2% é indicado como anestésico de superfície e lubrificante para a uretra feminina e masculina durante cistoscopia, cateterização, exploração por sonda e outros procedimentos endouretrais, e para o tratamento sintomático da dor em conexão com cistite e uretrite.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de lidocaína geleia 2% é um anestésico local de superfície e lubrificante que causa uma perda temporária de sensibilidade na área onde é aplicada. Geralmente, o início de ação é rápido (dentro de 5 minutos), dependendo da área de aplicação.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar cloridrato de lidocaína geleia 2% se tiver alergia à lidocaína, a outros anestésicos locais ou aos outros componentes da fórmula. O cloridrato de lidocaína geleia 2% não deve ser utilizada em pacientes com sensibilidade aumentada ao metil ou propilparabeno ou ao seu metabólito, o ácido paraminobenzóico (PABA). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Doses excessivas de lidocaína geleia 2% ou pequenos intervalos entre as doses podem resultar em níveis plasmáticos altos de lidocaína e reações adversas graves. Os pacientes devem seguir estritamente à posologia indicada pelo médico. O cloridrato de lidocaína geleia 2% deve ser usado com cuidado se a mucosa estiver traumatizada no local da aplicação, em casos de sepse, problemas no coração, fígado ou rins, epilepsia, em pacientes idosos e pacientes debilitados. O cloridrato de lidocaína é possivelmente um desencadeador de porfiria e deve ser somente prescrito à pacientes com porfiria aguda em indicações fortes ou urgentes. Precauções apropriadas devem ser tomadas para todos os pacientes porfíricos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Como a geleia é estéril, deve ser utilizada apenas uma vez. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de lidocaína geleia 2% deve ser administrado por via uretral. A dose necessária de cloridrato de lidocaína geleia 2% a ser usada deve ser calculada pelo seu médico. A anestesia ocorre rapidamente (dentro de 5 minutos dependendo da área de aplicação) e proporciona anestesia imediata e profunda das mucosas, com duração de aproximadamente 20 - 30 minutos. Para a uretra masculina, instilar lentamente a geleia até que o paciente tenha a sensação de tensão ou até usar quase metade do conteúdo do tubo. Na uretra feminina, instilar 3 - 5 g da geleia e aguardar alguns minutos para realizar o exame. Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas que este medicamento pode causar incluem: 1. Toxicidade sistêmica aguda: efeitos tóxicos se altos níveis sistêmicos ocorrerem devido à rápida absorção ou superdose, com reações do Sistema Nervoso Central, como nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, possivelmente, parada respiratória; e reações cardiovasculares, como hipotensão, depressão miocárdica, bradicardia e, possivelmente, parada cardíaca. 2. Reações alérgicas: raras, podendo incluir choque anafilático, ou reações a outros constituintes da geleia, como metilparabeno e propilparabeno.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita pelo seu médico, você deve contatá-lo imediatamente. A lidocaína pode causar toxicidade sistêmica aguda se ocorrerem níveis sistêmicos elevados devido à rápida absorção ou superdose. Pode ocorrer dormência dos lábios e ao redor da boca, tontura, vertigem e ocasionalmente visão turva. Quando os primeiros sinais de superdose são notados e cloridrato de lidocaína geleia 2% não é mais utilizada, o risco de acontecer efeitos adversos sérios diminui rapidamente. Se você notar qualquer sinal, contate imediatamente seu médico.