O seu médico lhe receitou cloridrato de ondansetrona para prevenir e tratar suas náuseas e vômitos.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa deste medicamento é a ondansetrona. O mecanismo de ação dessa substância não foi completamente caracterizado. A ação do medicamento inicia-se aproximadamente 1 hora e meia após a ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar o cloridrato de ondansetrona se for alérgico a qualquer um de seus componentes, ou se você estiver tomando apomorfina, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Advertências: Mulheres em idade fértil devem considerar o uso de medidas contraceptivas eficazes; Baseado em estudos epidemiológicos realizados em humanos, suspeita-se que a ondansetrona cause malformações orofaciais quando administrada durante o primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, recomenda-se não utilizar a ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez; Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Recomenda-se cautela no uso de ondansetrona em mulheres que estão amamentando. É recomendado a administração de cloridrato de ondansetrona em crianças acima de 2 anos de idade. Não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos, embora observe-se uma redução na depuração e um aumento na meia-vida de eliminação em pacientes acima de 75 anos de idade. Pacientes que possuam algum problema no coração que causam batimentos cardíacos irregulares constantes devem evitar o uso de ondansetrona. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal (morte súbita). Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT, ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal. Avise seu médico se você estiver utilizando outros medicamentos, especialmente medicamentos que causam prolongamento do intervalo QT. Caso tenha algum problema grave no fígado, não se recomenda exceder a dose diária de 8 mg.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Você deve remover o comprimido de cloridrato de ondansetrona da embalagem, com as mãos secas, e colocar imediatamente na ponta da língua para que este se dissolva em segundos, engula com saliva. Não é necessário ingerir com líquidos. Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.
Prevenção de náuseas e vômitos em geral:
Uso adulto: 2 comprimidos de 8 mg.
Uso pediátrico: Para pacientes maiores de 11 anos, recomenda-se a dose de 1 a 2 comprimidos de 4 mg. Para crianças de 2 a 11 anos: recomenda-se a dose de 1 comprimido de 4 mg.
Prevenção de náuseas e vômitos no pós-operatório:
Utilizar a mesma dose descrita em todas as idades. Administrar 1 hora antes da indução da anestesia.
Prevenção de náuseas e vômitos associados à quimioterapia:
Quimioterapia altamente emetogênica: Uso adulto: dose única de 24 mg de ondansetrona (3 comprimidos de 8 mg) administrados 30 minutos antes do início da quimioterapia do dia.
Quimioterapia moderadamente emetogênica: Uso adulto: 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 2 vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia emetogênica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de ondansetrona pode causar alguns males, incluindo o aumento do risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Não deve ser usado se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou se já teve episódios de ritmo cardíaco anormal, pois isso pode provocar alterações do ritmo do coração, incluindo risco de morte. É importante informar ao médico se houver bradicardia, insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se houver baixo nível de potássio ou magnésio no sangue. Além disso, o uso concomitante de outros medicamentos, especialmente os que causam prolongamento do intervalo QT, também deve ser feito com cautela.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?