• Home
  • Bulas
  • Cloridrato De Pioglitazona 30mg com 30 Comprimidos Teuto Generico

Cloridrato De Pioglitazona 30mg com 30 Comprimidos Teuto Generico

  • Fabricante: Laboratório Teuto Brasileiro S/A - 17159229000176
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Pioglitazona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O medicamento cloridrato de pioglitazona é um medicamento antidiabético indicado juntamente com dieta e exercícios físicos para melhorar o controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes mellitus tipo II (não insulino-dependente). Este medicamento pode ser utilizado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para diabetes como sulfonilureias, metformina ou insulina, especialmente quando a dieta e os exercícios associados não resultarem no controle adequado da glicemia.

  • Como este medicamento funciona?

    O medicamento cloridrato de pioglitazona ajuda a controlar o nível de açúcar do sangue em pacientes com diabetes tipo II, ajudando o organismo a utilizar a insulina produzida de forma mais eficiente. Ele pode ser usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para diabetes, especialmente quando a dieta e exercícios não controlam adequadamente o açúcar no sangue.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não utilizar cloridrato de pioglitazona:
    - se você apresenta hipersensibilidade (alergia) a pioglitazona ou a qualquer um dos componentes de cloridrato de pioglitazona;
    - se você tem insuficiência cardíaca ou já teve no passado.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Informe seu médico antes de você utilizar este medicamento:
    - se você retiver líquidos ou tiver problemas de insuficiência cardíaca, especialmente se você tiver mais que 75 anos; Se você toma medicamentos antiinflamatórios que também podem causar retenção de fluidos e inchaço, você também deve informar seu médico;
    - se você tem ou já teve câncer de bexiga;
    - se você apresentar uma doença diabética específica dos olhos, chamada edema macular;
    - se você possui cistos nos ovários;
    - se você apresentar uma doença em seu fígado ou coração;
    - se você tiver diabetes tipo I, pois, a pioglitazona exerce seu efeito antidiabético somente na presença de alguma produção de insulina pelo corpo e por isso, não se recomenda seu uso no tratamento de pacientes com diabetes tipo I ou para o tratamento de cetoacidose diabética;
    - se você apresentar alterações dos níveis de hemoglobina do sangue;
     
    Fratura dos ossos pode ocorrer, principalmente em mulheres;crianças abaixo de 18 anos não devem usar; gravidez e amamentação devem ser informadas ao médico; dirigir ou operar máquinas pode ser realizado, mas preste atenção se você apresentar visão anormal; intolerância a lactose deve ser confirmada com seu médico.
     
    INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
    Informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando ou tiver tomado recentemente qualquer outro medicamento, incluindo aqueles isentos de prescrição médica.
    Geralmente, você pode utilizar outros medicamentos enquanto estiver sob tratamento com cloridrato de pioglitazona. Entretanto, alguns medicamentos têm maior probabilidade de afetar a quantidade de açúcar no seu sangue:
    - genfibrozila (usado para reduzir o colesterol);
    - rifampicina (usado para tratar tuberculose e outras infecções).
    Informe seu médico ou farmacêutico se estiver tomando um deles. O açúcar de seu sangue será avaliado e pode ser necessário alterar sua dose de cloridrato de pioglitazona.
     
    Atenção: contém lactose monoidratada.
    Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
    Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
    Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

     

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    ARMAZENAR EM TEMPERATURA AMBIENTE (DE 15ºC A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A dose usualmente recomendada é de um comprimido de cloridrato de pioglitazona tomado uma vez por dia por via oral. Se necessário, seu médico poderá prescrever uma dose diferente. As doses iniciais mais comuns recomendadas são de 15 mg ou 30 mg e a faixa de dose aprovada é de 15 a 45 mg.Seu médico indicará a dose que você deve usar. O medicamento pode ser tomado com ou sem comida, e os comprimidos devem ser engolidos com um copo de água. Seu médico também pode solicitar exames de sangue periodicamente durante o tratamento para conferir a função hepática.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esquecer de usar este medicamento, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas continue com seu esquema de dosagem habitual. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento cloridrato de pioglitazona pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo: retenção de líquidos, insuficiência cardíaca, câncer de bexiga, edema macular, cistos nos ovários, diminuição dos níveis de hemoglobina, anemia e fraturas dos ossos. É importante que o médico seja informado sobre quaisquer sinais de insuficiência cardíaca, como perda de fôlego ou rápido aumento de peso.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
    Se você acidentalmente tomar mais comprimidos, ou se outra pessoa ou criança tomar seu medicamento, informe seu médico ou farmacêutico imediatamente. O nível de açúcar do seu sangue pode cair abaixo do nível normal e pode ser aumentado pela ingestão de açúcar. É recomendado que você tenha pacotes de açúcar, doces, biscoitos ou suco adoçado.
    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.