O clotrimazol creme vaginal é indicado para o tratamento local de vaginite, infecção causada por fungos, geralmente do gênero Candida, localizada na área genital, cujo sintoma mais evidente é o aparecimento de corrimento. Esse corrimento é caracterizado por ser esbranquiçado, semelhante ao aspecto de leite talhado e geralmente acompanhado de coceira. O clotrimazol creme vaginal também é indicado para o tratamento local de vulvite, localizada na área genital externa da mulher e em áreas próximas, e também de balanite, localizada no pênis (glande e prepúcio) do parceiro sexual.
Como este medicamento funciona?
O clotrimazol creme vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções da vagina por fungos. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias. Após o início do tratamento, os primeiros sintomas de melhora geralmente ocorrem dentro de 3 a 5 dias. Consulte seu médico se os sintomas persistirem por mais de 7 dias.
Quando não devo usar este medicamento?
O clotrimazol creme vaginal é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, a álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente do medicamento. Em caso de alergia anterior ao clotrimazol, consulte o seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Em caso de febre (38°C ou acima), dor no baixo abdômen, dor nas costas, corrimento vaginal mal-cheiroso, náusea, hemorragia vaginal e/ou dor no ombro, consulte o seu médico. Não se deve realizar o tratamento durante o período menstrual. O tratamento deve ser planejado e concluído antes do início da menstruação. Não se deve usar absorventes internos, duchas intravaginais, spermicidas ou outros produtos vaginais durante o tratamento com clotrimazol creme vaginal. É recomendado evitar relação sexual vaginal quando clotrimazol creme vaginal é utilizado, pois a infecção pode ser transmitida para o parceiro. O parceiro sexual também deve ser submetido a tratamento local se apresentar os sintomas, como prurido ou inflamação. Mantenha o medicamento fora do alcance das crianças. Evite o contato com os olhos. Não ingerir. O álcool cetoestearílico pode causar reação local na pele (por ex.: dermatite de contato). O clotrimazol creme vaginal pode reduzir a eficácia e a segurança de métodos contraceptivos de barreira à base de látex, como preservativos e diafragmas, quando aplicado na área genital.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Utilize clotrimazol creme vaginal conforme instruções de aplicação abaixo. Introduza profundamente na vagina o aplicador preenchido com creme vaginal (cerca de 5 g) uma vez por dia, à noite, ao deitar, durante 6 dias seguidos. Recomenda-se a aplicação na posição deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas. Siga as INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO. Em casos de infecção concomitante dos lábios vaginais e áreas próximas, trate essas áreas externas com o creme vaginal e aplique uma camada fina do creme nas áreas afetadas duas a três vezes por dia até o aparecimento total dos sintomas. Este medicamento não deve ser utilizado por outra via de administração que não seja a recomendada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o CLOTRIMAZOL creme vaginal, aplique a dose assim que lembrar. Caso esteja próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retome a aplicação normalmente. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O clotrimazol creme vaginal é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente do medicamento. Pode causar reação local na pele, como dermatite de contato. É recomendado evitar o uso durante a menstruação, e não utilizar absorventes internos, duchas intravaginais, spermicidas ou outros produtos vaginais durante o tratamento. Além disso, o uso do clotrimazol pode reduzir a eficácia de métodos contraceptivos de barreira, como preservativos e diafragmas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?