Coledue é indicado para reduzir a quantidade de colesterol e de triglicérides no seu sangue. O colesterol é uma das várias substâncias gordurosas encontradas na corrente sanguínea, sendo composto principalmente de colesterol LDL (o “mau colesterol”) e colesterol HDL (o “bom colesterol”). O tratamento também é indicado para pacientes com sitosterolemia, para reduzir os níveis de esteroides vegetais no sangue.
Como este medicamento funciona?
Coledue age ao reduzir a absorção do colesterol no intestino delgado, enquanto outros hipolipemiantes como as estatinas e o fenofibrato diminuem o colesterol de maneira diferente; eles agem no fígado. Portanto, Coledue aumenta o efeito redutor do colesterol das vastatinas e do fenofibrato. O colesterol alto pode ser tratado de duas formas principais: alterações do estilo de vida – inclui dieta redutora de colesterol, aumento da atividade física e controle do peso; e uso de medicamentos – medicamentos redutores do colesterol são usados em conjunto com as alterações do estilo de vida para ajudar a diminuir o colesterol. Seu médico prescreveu Coledue para ajudar a reduzir o seu colesterol.
Quando não devo usar este medicamento?
Pacientes com hipersensibilidade (alérgicos) a Coledue ou a qualquer um de seus componentes não devem utilizar este produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante que continue a tomar Coledue diariamente conforme prescrito pelo seu médico. Mesmo tomando medicamentos para tratar o colesterol alto, é importante que seu colesterol seja medido regularmente. Além disso, é importante que você conheça seus níveis atuais de colesterol e os níveis que deve obter. Gravidez e amamentação: se estiver grávida ou planeja engravidar, Coledue pode não ser o medicamento correto para você. Se estiver amamentando, Coledue pode passar do seu leite para o seu bebê. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Idosos: não há precauções especiais. Uso pediátrico: Coledue não é recomendado para crianças com menos de 6 anos. Dirigir ou operar máquinas: foram relatados efeitos adversos com Coledue que podem afetar sua capacidade de dirigir ou operar máquinas. Informe ao seu médico quaisquer doenças ou alergias atuais ou passadas. Interações medicamentosas: você deve sempre informar seu médico sobre todos os medicamentos que estiver tomando ou planeja tomar.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Adultos e crianças acima de 6 anos: tome um comprimido de 10mg por via oral diariamente, em qualquer horário do dia. Coledue pode ser ingerido com ou sem alimentos. Seu médico pode ter recomendado a tomada de Coledue com outros medicamentos, conhecidos como estatinas, ou com fenofibrato, para ajudar a controlar melhor seu colesterol; neste caso, você pode tomar Coledue no mesmo horário em que for tomar o outro medicamento. Se prescrito junto com colestiramina (um sequestrante do ácido biliar), Coledue deve ser tomado pelo menos duas horas antes ou quatro horas depois da ingestão do sequestrante. Continue a tomar outros medicamentos redutores de colesterol, a menos que seu médico mande você parar. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tente tomar Coledue conforme prescrito. Entretanto, se esquecer de tomar uma dose, reinicie o esquema usual tomando um comprimido por dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Nos estudos clínicos, Coledue foi em geral bem tolerado. Os efeitos adversos geralmente foram leves e semelhantes em tipo e frequência aos efeitos adversos observados em pacientes que receberam placebo. Quando Coledue foi usado isoladamente, foram relatados os seguintes efeitos adversos: Comuns: dor abdominal; diarreia; flatulência (gases); sensação de cansaço. Incomuns: elevações nos exames de sangue da função hepática (transaminases) ou muscular (CK); tosse; indigestão; azia; náusea; dor nas articulações; espasmos musculares; dor no pescoço; diminuição do apetite; dor; dor torácica; sensação de calor; fogacho; pressão arterial elevada. Quando tomado com uma estatinas, foram relatados: Comuns: elevações nos exames de sangue da função hepática (transaminases); dore de cabeça; dor; músculos doloridos ou fraqueza muscular. Incomuns: sensação de formigamento; boca seca; coceira; erupção cutânea; urticária; dor nas costas; fraqueza muscular; dor nos braços e pernas; cansaço ou fraqueza incomuns; inchaço, especialmente das mãos e dos pés. Ao ser utilizado com fenofibratos, o seguinte efeito adverso foi relatado: Comum: dor abdominal. Além disso, foram relatados os seguintes efeitos adversos: reações alérgicas (que podem exigir tratamento imediato), incluindo inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta; erupções cutâneas; dor muscular; cálculos na vesícula biliar; inflamação da ves
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de COLEDUE, procure orientação médica imediatamente. É importante informar ao médico caso sinta dor muscular, dificuldade para respirar ou qualquer outro efeito colateral inexplicável, pois problemas musculares podem ser graves e levar à destruição do músculo e consequente dano aos rins.