Coledue R é indicado como terapia adjuvante à dieta, em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não - familiar) ou com dislipidemia mista. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, Coledue R é indicado para a redução do LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, diminuição de ApoB, não HDL - C, das razões LDL - C/HDL - C, não HDL - C/HDL - C, ApoB/Apo A - I, C - total/HDL - C e aumento de HDL - C.
Como este medicamento funciona?
Coledue R tem como princípios ativos rosuvastatina cálcica e ezetimiba. A rosuvastatina é um inibidor de HMG-CoA redutase, que atua principalmente no fígado, aumentando a captação e destruição do LDL e inibindo a síntese de VLDL, reduzindo assim o número total de partículas de VLDL e LDL. A ezetimiba, por sua vez, inibe seletivamente a absorção intestinal do colesterol, diminuindo o aporte de colesterol intestinal para o fígado.
Quando não devo usar este medicamento?
Coledue R é contraindicado:
• em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.
• em pacientes com doença hepática (no fígado).
• durante a gravidez e amamentação e em mulheres com potencial para engravidar que não usam medidas anticoncepcionais apropriadas.
• em pacientes com doença renal grave (depuração da creatinina <30 mL/min).
• em pacientes com doença muscular (ex.: miopatia).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Coledue R é contraindicado em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, em pacientes com doença hepática, durante a gravidez e amamentação e em mulheres com potencial para engravidar que não usam medidas anticoncepcionais apropriadas. Também não deve ser usado em pacientes com doença renal grave (depuração da creatinina <30 mL/min) e em pacientes com doença muscular (ex: miopatia). Além disso, deve-se ter cautela com pacientes que utilizam medicamentos inibidores de protease e ciclosporina, assim como em indivíduos que consomem excesso de álcool ou possuem histórico de doença no fígado. É importante informar ao médico sobre questões como doenças musculares, problemas na tireoide, diabetes mellitus, e antecedentes de alterações musculares hereditárias.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Coledue R pode causar os seguintes males: doenças musculares foram notificadas em pacientes tratados com rosuvastatina. Embora casos graves tenham sido raramente relatados com ezetimiba, o risco de doença muscular pode aumentar. É importante informar ao médico imediatamente se, durante o tratamento, ocorrer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicada. Também foram relatados casos de doença pulmonar intersticial associada ao uso de estatinas, podendo apresentar dispneia, tosse seca e deterioração da saúde geral. O uso de Coledue R pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, resultando em riscos de quedas ou acidentes. Ademais, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam engravidar, pois pode trazer prejuízo à formação do bebê.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?