Coltrax 4MG com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Dor e Febre
  • Princípio ativo: Tiocolchicosideo
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento auxiliar e em curto prazo de dores de contraturas musculares em patologias agudas da coluna vertebral. Coltrax® 4 mg é indicado no tratamento de dores musculares da coluna, decorrentes de contraturas, e deve ser utilizado para auxiliar o tratamento mais abrangente dessa condição, sempre por curto período de tempo.

  • Como este medicamento funciona?

    O tiocolchicosídeo, substância ativa de Coltrax®, é uma substância derivada do enxofre, proveniente da colchicina, um alcaloide extraído de plantas. Atua no organismo como relaxante muscular, tanto em seres humanos como em animais. O tiocolchicosídeo promove uma perda gradual ou eliminação considerável da contração que leva a rigidez muscular, diminui a resistência do músculo e reduz ou elimina o aparecimento da contratura residual. A sua ação relaxante muscular manifesta-se igualmente sobre os músculos dos órgãos internos do corpo - principalmente sobre o útero. Por outro lado, o tiocolchicosídeo não altera os movimentos voluntários, não provoca paralisia e, portanto, não apresenta risco sobre a musculatura e movimentos respiratórios. Coltrax® não tem ação no sistema cardiovascular
    Tempo médio de início de ação
    Após administração oral em indivíduo sadio, o pico plasmático (concentração máxima alcançada no sangue) é atingido em 1 hora, em média

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Coltrax® é contraindicado em pacientes que apresentam alergia ao tiocolchicosídeo ou a qualquer componente da fórmula. Coltrax® não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação e aos pacientes que apresentam alergia conhecida à colchicina. Coltrax® não deve ser utilizado por mulheres em idade fértil (com potencial para engravidar) que não estejam utilizando métodos contraceptivos eficazes. Coltrax® não deve ser utilizado por homens que não estejam utilizando métodos contraceptivos durante o tratamento e por três meses após a interrupção do tratamento.

    O seu médico irá informá-lo sobre a necessidade de contracepção eficaz e sobre os riscos potenciais em caso de gravidez.

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
    Este medicamento é contraindicado para menores de 16 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Coltrax® (tiocolchicosídeo) é contraindicado em pacientes que apresentam alergia ao tiocolchicosídeo ou a qualquer componente da fórmula. Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, e em pacientes que apresentam alergia conhecida à colchicina. Também é contraindicado para menores de 16 anos, e em homens que não estejam utilizando métodos contraceptivos durante o tratamento e por três meses após a interrupção do tratamento. Foram demonstrados em estudos que altas doses de tiocolchicosídeo podem causar lesões celulares, representando risco para câncer, prejuízo ao recém-nascido e danos à fertilidade masculina. É importante não ultrapassar a dose recomendada ou a duração do tratamento estabelecida. Problemas no fígado podem ocorrer com o uso deste medicamento, e deve-se informar o médico se surgirem sintomas relacionados. Coltrax® pode desencadear convulsões, especialmente em pacientes com epilepsia. Recomenda-se cautela no uso por portadores de diabetes, devido ao conteúdo de sacarose.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Coltrax® deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.
    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

    Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

  • Como devo usar este medicamento?

    A dose recomendada e máxima é de 8 mg (2 comprimidos) a cada 12 horas (16 mg por dia). A duração do tratamento é limitada a 7 dias consecutivos. Deve-se sempre respeitar o intervalo de 12 horas entre duas administrações consecutivas. Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar este medicamento, deve tomá-lo assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao esquema habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida. Deve-se sempre respeitar o intervalo de 12 horas entre duas administrações consecutivas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como:
    Distúrbios do sistema imunológico
    Reações anafiláticas (reação alérgica grave e imediata), tais como:
    Incomum: pruridos (coceira e/ou ardência).
    Raras: urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira).
    Desconhecida: edema angioneurótico (edema transitório súbito de áreas da pele ou membranas mucosas e ocasionalmente das vísceras, geralmente associadas com urticária, eritema e púrpura). Distúrbios do sistema nervoso
    Comum: sonolência.
    Desconhecida: convulsões (contrações súbitas e involuntárias dos músculos secundárias a descargas elétricas cerebrais)
    Distúrbios gastrintestinais
    Comum: diarreia, gastralgia (dor no estômago).
    Incomum: náusea (enjoo) e vômitos.
    Distúrbios hepatobiliares
    Desconhecida: hepatite citolítica e colestática (tipos de inflamações do fígado) .
    Distúrbios da pele e tecido subcutâneo
    Incomum: reações alérgicas na pele. 

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Coltrax® não deve ser utilizado em doses maiores que a recomendada ou por mais de 7 dias consecutivos. O uso de tiocolchicosídeo em altas doses tem potencial de causar lesões celulares, que podem ser um fator de risco. Se ocorrer sobredosagem, supervisão médica e medidas sintomáticas de suporte são recomendadas.