COMPLEXO B é indicado para o tratamento de carência múltipla de vitaminas do complexo B e suas manifestações. Tem ação reguladora das carências quando já existem manifestações clínicas causadas pela deficiência vitamínica.
Como este medicamento funciona?
COMPLEXO B repõe as vitaminas do complexo B regulando as manifestações clínicas já existentes devido à carência destas vitaminas.
Quando não devo usar este medicamento?
O produto é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer uma das vitaminas, principalmente a tiamina (vitamina B1). Também é contraindicado em casos de Doença de Wilson (doença genética que causa acúmulo de cobre no organismo, gerando problemas neurológicos e doenças do fígado), gastrectomia (quando é retirada uma parte do estômago) e atrofia óptica de Leber (disfunção hereditária do nervo óptico).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
COMPLEXO B não é apropriado para o tratamento de deficiências vitamínicas específicas graves. A piridoxina (vitamina B6), em doses altas e por períodos prolongados, pode ocasionar neuropatia sensorial (gerando fraqueza muscular, alterações sensoriais e ataxia – falta de coordenação dos movimentos). Este medicamento deve ser utilizado com cuidado em caso de úlcera péptica. Este medicamento não deve ser administrado com levodopa, a não ser que ela esteja associada a um inibidor da descarboxilase, como por exemplo, a carbidopa. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Toda medicação deve ser mantida fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose recomendada é de 1 comprimido 3 vezes ao dia ou conforme a prescrição médica. Este medicamento deve ser utilizado por via oral. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar algumas reações adversas: diarreia, desordem da condução cardíaca, tontura, olhos secos, pele seca, piora de úlcera péptica, desmaios, hiperglicemia, prurido na pele, hiperuricemia, mialgia, vômito e sintomas de náusea. Reações raras incluem sonolência, dor de cabeça, parestesia, reações alérgicas, doença pulmonar, eritema e rash cutâneo. Pessoas com hipersensibilidade à tiamina podem ter fenômenos raros, especialmente relacionados à administração endovenosa.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não existem relatos de efeitos atribuíveis a superdosagem. Se for constatado que alguém utilizou uma quantidade maior do que a indicada, é necessário que a pessoa seja encaminhada a uma unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bulas do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.