Este medicamento é destinado ao tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Como este medicamento funciona?
Concerta ® é um medicamento de uso em dose única diária para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Seu princípio ativo é o metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central, que aumenta a atenção e reduz a impulsividade e hiperatividade em pacientes com TDAH. Parte do comprimido de Concerta ® dissolve-se logo após a ingestão, pela manhã, proporcionando uma dose inicial do medicamento; o restante é liberado lentamente durante o dia, para manter o efeito do medicamento. O efeito é observado até 12 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Concertase for alérgico ao cloridrato de metilfenidato ou a outros componentes da fórmula; se tiver ansiedade, tensão e/ou agitação significativas; se tiver glaucoma (uma doença dos olhos); se você estiver tomando ou tiver tomado nos últimos 14 dias um medicamento para tratamento da depressão à base de inibidor da monoaminoxidase (IMAO).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Anormalidades cardíacas estruturais - Embora uma relação causal não tenha sido estabelecida, mortes súbitas foram relatadas em pacientes com anormalidades da estrutura do coração tratados com drogas com efeito estimulante usadas no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Estes tratamentos devem ser usados com cautela em pacientes com anormalidades cardíacas estruturais.
Pacientes menores de 6 anos de idade - Concerta não deve ser usado em crianças com menos de 6 anos de idade. Não há ainda dados suficientes disponíveis sobre a segurança de uso de longo prazo do metilfenidato.
Tiques motores e verbais, e agravamento da Síndrome de Tourette - Estimulantes do sistema nervoso central, incluindo o metilfenidato, têm sido associados com início ou exacerbação de tiques motores e verbais. O agravamento da Síndrome de Tourette também tem sido relatado. Recomenda-se que o histórico familiar seja avaliado e que o paciente seja clinicamente avaliado para tiques ou Síndrome de Tourette, antes de iniciar o metilfenidato.
Uso prolongado - Embora uma relação causal não esteja estabelecida, redução no crescimento (ganho ponderal e/ou estatural) tem sido relatada com o uso prolongado de estimulantes em crianças.
Aumento da pressão intraocular e glaucoma - Há relatos de uma elevação transitória da pressão intraocular (PIO) associada ao tratamento com metilfenidato. Concerta é recomendado a pacientes com glaucoma de ângulo aberto somente se o benefício do tratamento for considerado superior ao risco.
Administração da dose - Concerta deve ser deglutido inteiro, com auxílio de líquidos. Os comprimidos
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Concerta deve ser deglutido inteiro, com auxílio de líquidos. Os comprimidos não devem ser mastigados, partidos ou esmagados. O medicamento é contido em um invólucro não absorvível, desenhado para liberar o fármaco de maneira controlada.
Concerta deve ser administrado pela manhã e o efeito é observado até 12 horas após a administração. Não deve ser administrado a pacientes com estenose gastr intestinal grave ou em pacientes com disfagia significativa. O tratamento deve ser interrompido se sintomas de síndrome de Tourette ou problemas cardíacos surgirem durante o uso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Concerta pode causar os seguintes males: agressividade, ansiedade, agitação, com risco de descontinuação do tratamento; priapismo, que é a ocorrência de ereções dolorosas e prolongadas que requerem atenção médica; distúrbios cerebrovasculares, incluindo vasculite cerebral e hemorragia cerebral; e a possibilidade de tiques motores e verbais ou agravamento da Síndrome de Tourette. Além disso, é importante monitorar novos sintomas neurológicos que possam indicar isquemia cerebral, como dor de cabeça severa ou comprometimento da coordenação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?