Concor ® Anlo é um medicamento contendo bisoprolol e anlodipino e destina-se ao tratamento da hipertensão arterial (pressão sanguínea alta). Caso você já faça uso de bisoprolol e anlodipino em comprimidos separados, seu médico poderá substituí-los por Concor ® Anlo na mesma dosagem (terapia de substituição). Concor ® Anlo também é indicado quando sua pressão arterial não é adequadamente controlada com bisoprolol ou anlodipino administrados isoladamente (tratamento de segunda linha).
Como este medicamento funciona?
Concor ® Anlo é uma associação de dois anti-hipertensivos, o bisoprolol e o anlodipino. O bisoprolol pertence a um grupo de medicamentos chamados betabloqueadores, que alteram a resposta do organismo a alguns impulsos nervosos, principalmente no coração, resultando na diminuição do ritmo cardíaco e das necessidades de sangue e oxigênio do coração. O anlodipino é um bloqueador dos canais do cálcio, que diminui a entrada de íons cálcio nas células dos músculos das paredes dos vasos sanguíneos, evitando sua contração e, consequentemente, baixando a pressão sanguínea. A combinação do bisoprolol com o anlodipino provoca uma redução da pressão arterial superior àquela obtida com o uso isolado de cada um dos medicamentos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar ConcorAnlo nas seguintes situações:
− insuficiência cardíaca aguda ou durante episódios de descompensação da insuficiência cardíaca que requeiram tratamento intravenoso com medicamentos que aumentam a força de contração do coração;
− obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo (por exemplo, estenose aórtica de alto grau);
− choque induzido por distúrbios da função cardíaca (choque cardiogênico, que é uma condição cardíaca aguda grave que provoca queda da pressão e insuficiência circulatória);
− determinadas doenças cardíacas que provocam ritmo cardíaco muito lento ou batimentos cardíacos irregulares: bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus (sem marca-passo), síndrome do nó sinusal, bloqueio sinoatrial;
− sintomas de frequência cardíaca diminuída (bradicardia sintomática);
− sintomas de queda da pressão (hipotensão sintomática);
− asma brônquica grave;
− formas graves de doenças arteriais periféricas oclusivas (tal como Síndrome de Raynaud), que pode fazer com que os dedos das mãos e dos pés fiquem dormentes, pálidos ou azuis;
− tumores não tratados da glândula suprarrenal (feocromocitoma
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Concor ® Anlo deve ser usado com cautela nas seguintes situações: insuficiência cardíaca e outras doenças do coração, como distorções do ritmo cardíaco (bloqueio atrioventricular do primeiro grau) ou dor no peito em repouso (angina de Prinzmetal); função hepática prejudicada; diabetes com níveis de glicose no sangue muito flutuantes; jejum rigoroso; terapia de dessensibilização; doenças arteriais periféricas oclusivas; asma brônquica ou outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas; psoríase ou história de psoríase; doenças da tireoide e tumor da glândula suprarrenal (feocromocitoma).
Durante a gravidez, o uso de Concor ® Anlo pode ser prejudicial para o bebê. Não se recomenda o uso durante a amamentação, pois o anlodipino é excretado no leite materno. Mulheres grávidas não devem usar sem orientação médica.
Algumas pessoas podem sentir reações adversas como tonturas, dor de cabeça ou fadiga. Caso sinta essas reações, evite dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento CONCOR ANLO pode causar os seguintes males: insuficiência cardíaca aguda, obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo, choque cardiogênico, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus, bradicardia sintomática, hipotensão sintomática, asma brônquica grave, formas graves de doenças arteriais periféricas oclusivas, tumores não tratados da glândula suprarrenal, acidose metabólica e hipersensibilidade ao bisoprolol ou anlodipino. Além disso, pode ocorrer tontura, dor de cabeça ou fadiga, especialmente se o paciente sentir reações adversas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?