CONDROFLEX é indicado no tratamento de artrose ou osteoartrite (doença degenerativa e inflamatória das articulações ou juntas) primária e secundária e suas manifestações.
Como este medicamento funciona?
CONDROFLEX é um medicamento que age sobre a cartilagem que reveste as articulações. O uso do medicamento por períodos superiores a 3 semanas demonstrou uma ação de proteção e de retardo do processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, causando assim a diminuição da dor e da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar CONDROFLEX se apresentar uma das situações abaixo: alergia à glicosamina, condroitina ou a qualquer componente da formulação; durante a gravidez e lactação; fenilcetonúria; insuficiência renal severa (problemas nos rins).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve usar CONDROFLEX com cuidado se apresentar uma ou mais das situações abaixo: distúrbios gastrointestinais, história de úlcera gástrica ou intestinal, diabetes mellitus, problemas no sistema hematopoiético ou da coagulação sanguínea devido ao risco anticoagulante da condroitina, e insuficiência renal leve a moderada, hepática ou cardíaca. Se você apresentar úlcera péptica ou sangramento gastrointestinal durante o tratamento, informe imediatamente seu médico. É recomendável que pacientes diabéticos monitorem seus níveis de glicose no sangue mais frequentemente durante o tratamento com CONDROFLEX. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento e informe seu médico caso tenha doença hepática prévia.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
CONDROFLEX deve ser administrado por via oral. Deve-se adicionar o conteúdo do envelope em um copo com água, aguardar entre 2 e 5 minutos e, só então, mexer com o auxílio de uma colher. Posologia: Tomar 1 envelope por dia ou segundo indicação médica. A duração do tratamento fica a critério do médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento na tomada da dose diária, continuar o tratamento no dia seguinte e tomar apenas o conteúdo de um envelope por dia.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os efeitos adversos mais comuns são desconforto gástrico, diarreia, náusea, prurido (coceira) e cefaleia (dor de cabeça). Estas reações geralmente são de intensidade leve a moderada. Pode ocorrer o surgimento de reações alérgicas manifestadas como erupções na pele (rash). Também foram verificadas reações incomuns como edema periférico (inchaço nas extremidades) e taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos); reações raras como sonolência e insônia; reações leves como dispepsia (dificuldade de digestão), vômito, dor abdominal, constipação (prisão de ventre), azia e anorexia (marcada pela diminuição ou perda do apetite). Também há relatos de poucos casos de hepatotoxicidade (dano no fígado) devido ao uso de condroitina e glicosamina em pacientes com doença hepática.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não é conhecido antídoto específico para este medicamento. Em caso de superdose, recomenda-se buscar orientação médica imediatamente.