Corticorten é indicado para o tratamento de doenças endócrinas (doenças das glândulas); doenças osteomusculares (doenças dos ossos e músculos); distúrbios do colágeno (doenças que afetam vários órgãos e têm causa autoimune); doenças dermatológicas (doenças da pele); doenças alérgicas; doenças oftálmicas (doenças dos olhos); doenças respiratórias; doenças hematológicas (doenças do sangue); tumores e outras que respondam ao tratamento com corticosteroides.
Como este medicamento funciona?
Corticorten ® contém prednisona, uma substância que proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa que tem infecções sistêmicas por fungos ou já teve reações alérgicas ou alguma reação incomum à prednisona, a outros corticosteroides ou a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Corticorten ® pode mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem surgir durante seu uso, devido à diminuição na resistência do organismo. O uso prolongado de Corticorten ® pode causar: catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Entre em contato com o seu médico caso desenvolva uma visão turva ou outros distúrbios visuais. Corticorten ® pode causar aumento da pressão arterial, retenção de sal e água e aumento da perda de potássio. Por isso, seu médico poderá recomendar uma dieta com pouco sal e a suplementação de potássio durante o tratamento com Corticorten ®. Todos os corticosteroides aumentam a perda de cálcio. Se você está em tratamento com Corticorten ®, não deverá ser vacinado contra varíola e nem receber outras formas de imunização. Entretanto, caso esteja em tratamento com Corticorten ® como terapia substitutiva, por exemplo, na doença de Addison, pode realizar os processos de imunização normalmente. Caso você esteja utilizando doses elevadas de Corticorten ®, deverá evitar o contato com pessoas com varicela (catapora) ou sarampo. Caso entre em contato com essas pessoas, procure atendimento médico, especialmente no caso de crianças.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O comprimido de Corticorten deve ser tomado com um pouco de líquido, pela manhã. A dose inicial de Corticorten para adultos pode variar de 5mg a 60mg diários, dependendo da doença em tratamento. Seu médico irá lhe prescrever uma dosagem individualizada, com base na sua doença específica, gravidade e sua resposta ao medicamento. Caso a doença não melhore após certo tempo, procure seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso prolongado de Corticorten pode causar: catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Pode ainda causar aumento da pressão arterial, retenção de sal e água, aumento da perda de potássio, transtornos psíquicos, insuficiência suprarrenal secundária após a retirada rápida, e alterações na motilidade e no número de espermatozoides. Também pode ocorrer crise de feocromocitoma, que pode ser fatal, e há risco de perfuração da córnea em caso de infecções oculares por vírus herpes simples.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de Corticorten pode causar insuficiência suprarrenal secundária quando há retirada rápida do medicamento, e isso pode ser evitado com a redução gradativa da dose. Caso haja uma dose elevada de Corticorten, recomenda-se evitar o contato com pessoas com varicela ou sarampo e buscar atendimento médico imediatamente, especialmente em crianças. Na ocorrência de efeitos adversos graves ou em situações de estresse, será necessário restabelecer o tratamento com corticosteroide.