Daraprim 25mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Farmoquímica S/A - 33349473000158
  • Categoria: Vermes e Parasitas
  • Princípio ativo: Pirimetamina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    DARAPRIM®, em combinação com outros medicamentos, é indicado na prevenção e tratamento da malária, causada por cepas sensíveis de Plasmodium falciparum, e no tratamento da toxoplasmose congênita ou adquirida, causada pelo Toxoplasma gondii.

  • Como este medicamento funciona?

    A pirimetamina, princípio ativo deste medicamento, inibe a enzima di-hidrofolato redutase (DHFR) do parasita, resultando na inibição da sintese do ácido tetraidrofólico, um precursor dos ácidos nucleicos (ADN e ARN). Sua afinidade pela DHFR do parasita infeccioso (protozoário) é cerca de cem vezes maior do que pela DHFR humana. Embora a ação deste medicamento comece uma hora após a sua administração, ele deve ser usado de acordo com o tempo estipulado pelo médico, sempre associado a outros medicamentos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    DARAPRIM ® não deve ser utilizado caso você tenha: anemia megaloblástica secundária por deficiência de folato; hipersensibilidade (alergia) à pirimetamina ou à qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    DARAPRIM não deve ser utilizado caso você tenha: anemia megaloblástica secundária por deficiência de folato; hipersensibilidade (alergia) à pirimetamina ou a qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Além disso, é importante ter cuidado ao usar em pacientes com comprometimento da função dos rins ou do fígado, ou com deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase (G6PD). O uso com precaução também é recomendado em caso de pacientes com histórico de convulsões ou possível deficiência de folato. Os pacientes idosos devem ter cuidado adicional ao usar este medicamento. Em caso de gravidez, a avaliação médica é importante devido a potenciais riscos e, se administrado, recomenda-se a suplementação de folato.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    DARAPRIM ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C), em sua embalagem original. Proteger da luz.

  • Como devo usar este medicamento?

    A pirimetamina, princípio ativo deste medicamento, deve ser usada de acordo com o tempo estipulado pelo médico, sempre associado a outros medicamentos. A ação do medicamento começa uma hora após a sua administração.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esqueceu de usar DARAPRIM, deverá tomar a dose assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com o esquema posológico habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose que se esqueceu.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de DARAPRIM pode acarretar efeitos colaterais muito graves, com risco de vida, como sinais de uma reação alérgica (erupção na pele, urticária, coceira, vermelhidão, inchaço, aparecimento de bolhas, descamação da pele, com ou sem febre), respiração sibilante, aperto no peito ou na garganta, dificuldade de respirar ou falar, tosse e/ou rouquidão incomum, e inchaço da boca, face, lábios, língua ou garganta. Além disso, ocorre a possibilidade de desenvolvimento de complicações hematológicas, como leucopenia (diminuição da contagem de glóbulos brancos), anemia (deficiência de glóbulos vermelhos) e trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas), especialmente se usado por mais de três a quatro dias.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se ocorrer a utilização de uma quantidade maior do que a indicada de DARAPRIM, recomenda-se interromper o tratamento e informar imediatamente seu médico. Muito raramente, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais muito graves, com risco de vida, incluindo sinais de uma reação alérgica ou complicações hematológicas. O tratamento deve ser monitorado e ajustes podem ser necessários.