O DDAVP ® está destinado ao tratamento de: Diabetes insipidus central, Enurese noturna primária em pacientes com cinco anos ou mais, e Noctúria em adultos.
Como este medicamento funciona?
DDAVP ® é uma medicação antidiurética, que reduz a eliminação de água do organismo. Atua sobre os rins suprindo a deficiência de vasopressina natural, substância produzida por uma glândula do organismo chamada hipófise. O tempo médio para início da ação de DDAVP ® comprimidos é de cerca de 2 horas após a administração do comprimido.
Quando não devo usar este medicamento?
DDAVP não deve ser utilizado caso a resposta para algumas das perguntas a seguir for “SIM”:
• Você possui insuficiência cardíaca e outras condições que requerem tratamento com agentes diuréticos (que aumentam a produção de urina)?
• Você está com a quantidade de sódio no sangue abaixo do normal?
• Você possui insuficiência renal moderada a severa?
• Você possui síndrome de secreção inapropriada de ADH (hormônio antidiurético)?
• Você possui hipersensibilidade (alergia) à substância ativa (desmopressina) ou a qualquer componente da fórmula?
• Você possui polidipsia habitual ou psicogênica (sensação de muita sede, acompanhada por produção de grande quantidade de urina)?
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Quando utilizado para o tratamento de enurese noturna primária e noctúria, o consumo de líquidos deve ser limitado ao mínimo possível durante o período de uma hora antes da administração até a manhã seguinte (no mínimo 8 horas). O tratamento sem concomitante redução da ingestão de líquidos pode levar à retenção de água e hiponatremia (diminuição do sódio no sangue) acompanhada ou não de sinais e sintomas (dor de cabeça, náusea, vômito, ganho de peso e, em casos mais severos, convulsão). Todos os pacientes e, quando aplicável, seus cuidadores devem ser cuidadosamente instruídos de que o paciente deve aderir à restrição de fluidos. A quantidade diária de DDAVP utilizada e a quantidade de água ingerida (seja na forma pura ou na forma de refrigerantes, sucos ou mesmo alimentos que contenham grande quantidade de água) devem ser rigorosamente controladas seguindo estritamente a orientação do médico. O controle inadequado poderá resultar em consequências danosas para o organismo decorrentes do excesso ou da carência de água. O médico deverá ser informado sempre que alterações neste equilíbrio estiverem ocorrendo. A falta ou excesso de urina são sinais de que o equilíbrio está inadequado. Deve-se avaliar a presença de disfunção severa ou obstrução na bexiga antes de se iniciar o tratamento. O tratamento com desmopressina deve ser interrompido ou cuidadosamente ajustado durante doenças agudas intercorrentes caracterizadas por desequilíbrio de fluidos e/ou eletrólitos (como febre, gastroenterite, infecções sistêmicas).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
DDAVP ® comprimido deve ser armazenado em local seco e em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C). Manter o frasco bem fechado para proteger o produto da umidade. Não remover o agente dessecante da tampa do frasco. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O DDAVP deve ser utilizado por via oral. Durante o tratamento de enurese noturna primária e noctúria, a ingestão de líquidos deve ser limitada ao mínimo possível durante o período de uma hora antes da administração até a manhã seguinte (no mínimo 8 horas) após a administração. A quantidade diária de DDAVP utilizada e a quantidade de água ingerida devem ser rigorosamente controladas, seguindo estritamente a orientação do médico. O controle inadequado pode resultar em consequências danosas para o organismo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O DDAVP pode causar retenção de água e hiponatremia (diminuição do sódio no sangue), que podem estar acompanhadas de sinais e sintomas como dor de cabeça, náusea, vômito, ganho de peso e, em casos mais severos, convulsão. Também pode ocorrer hipersensibilidade (alergia) à substância ativa (desmopressina) ou a qualquer componente da fórmula. Pacientes com insuficiência renal moderada a severa, insuficiência cardíaca e condições que requeiram tratamento com agentes diuréticos devem evitar o uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de DDAVP pode levar à retenção de água e hiponatremia (diminuição do sódio no sangue), acompanhada ou não de sinais e sintomas como dor de cabeça, náusea, vômito, ganho de peso e, em casos mais severos, convulsão. É crucial informar ao médico caso ocorram alterações no equilíbrio de fluidos. A quantidade diária de DDAVP e a quantidade de água ingerida devem ser rigorosamente controladas seguindo a orientação médica, pois o controle inadequado pode resultar em consequências danosas para o organismo.