Este medicamento é indicado para o tratamento de condições inflamatórias do segmento anterior do olho e seus anexos, que respondem a corticosteroides, e que estão complicadas por infecções causadas por microrganismos sensíveis à neomicina. Exemplos incluem ceratite superficial, cerato conjuntivite, iridociclite, conjuntivite, e blefarite. Também é indicado para afecções do conduto auditivo externo, como otite externa difusa quando complicadas por infecções causadas por microrganismos sensíveis.
Como este medicamento funciona?
O fosfato dissódico de dexametasona é um glicocorticoide que tem efeitos anti-inflamatórios potentes sobre distúrbios de muitos sistemas do organismo, incluindo os olhos e os ouvidos. O sulfato de neomicina é um antibiótico do tipo aminoglicosídeo que exerce seu efeito bactericida ao inibir a síntese de proteínas em células de bactérias sensíveis. É ativo contra as seguintes bactérias causadoras de infecções oculares comuns: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Klebsiella/Enterobacter sp e Neisseria sp.
Quando não devo usar este medicamento?
Decadron colírio é contraindicado em ceratite epitelial pelo herpes simples (ceratite dendrítica); estágios infecciosos agudos da varicela e a maioria das outras doenças da córnea e conjuntiva causadas por vírus; infecções causadas por bactérias e fungos no olho e ouvido; doenças do olho e ouvido causadas por fungos; infecções do olho e ouvido causadas por microrganismos resistentes à neomicina. Perfurações da membrana timpânica. Hipersensibilidade a qualquer componente deste medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de produtos corticosteroides ou combinações de corticosteroides e antibióticos nos olhos geralmente não é indicado após a remoção não complicada de corpos estranhos superficiais da córnea. O uso de medicação com corticosteroides no tratamento de herpes simples nas camadas mais profundas da córnea requer grande cuidado e são obrigatórias frequentes avaliações pelo médico. O uso prolongado ou repetido dos agentes do Decadron Colírio requer exame periódico do olho pelo médico, com avaliação cuidadosa da córnea e do cristalino. Foram relatados casos de diminuição da espessura da córnea e catarata após uso prolongado de alguns corticosteroides. A aplicação de corticosteroides pode exacerbar, ativar ou mascarar infecções por fungos, bactérias ou vírus do olho, especialmente com o uso prolongado. Procure seu médico se as infecções não responderem prontamente e/ou se os sintomas persistirem. Assim como com outros corticosteroides, a pressão elevada dentro do olho pode seguir-se ao uso ocular prolongado (uma a duas semanas ou mais) do fosfato dissódico de dexametasona. Durante tratamentos longos, a pressão ocular deve ser monitorada rotineiramente pelo médico. Tratamentos prolongados devem ser evitados, pois aumentam o risco de hipersensibilidade à neomicina. Caso surja qualquer reação que possa indicar hipersensibilidade, suspenda o uso e contate o médico imediatamente. Doenças hereditárias ou degenerativas do olho geralmente não mostram resposta ao Decadron Colírio. Categoria de risco na gravidez: D. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. O uso deste medicamento no <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Decadron colírio é indicado para o tratamento de condições inflamatórias do segmento anterior do olho e seus anexos, que respondem a corticosteroides, quando complicadas por infecção causada por microrganismos sensíveis à neomicina. Para uso em ouvidos, é recomendado em determinadas afecções do conduto auditivo externo, complicadas por infecções. A aplicação deve ser feita conforme a orientação médica e com exame periódico do olho para monitorar a pressão ocular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Decadron Colírio pode causar efeitos adversos como diminuição da espessura da córnea e catarata após uso prolongado. Além disso, sua aplicação pode exacerbar, ativar ou mascarar infecções por fungos, bactérias ou vírus do olho, especialmente com o uso prolongado. Pressão elevada dentro do olho pode seguir ao uso ocular prolongado. Reações que podem indicar hipersensibilidade à neomicina também podem ocorrer, sendo necessário suspender o uso e procurar orientação médica caso enferme.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?