DEPAKOTE (divalproato de sódio) é indicado para o tratamento de episódios de mania agudos ou mistos associados ao Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), assim como para o tratamento de epilepsia em pacientes adultos e crianças acima de 10 anos, incluindo crises parciais complexas e ausência simples e complexa. Além disso, é indicado para a prevenção da enxaqueca em pacientes adultos.
Como este medicamento funciona?
O divalproato de sódio é a substância ativa de DEPAKOTE®. O divalproato de sódio é dissociado em íon valproato no trato gastrointestinal. O tratamento com DEPAKOTE®, em alguns casos, pode produzir sinais de melhora já nos primeiros dias de tratamento; em outros casos, é necessário um tempo maior para se alcançar os efeitos benéficos. Seu médico dará a orientação no seu caso.
Quando não devo usar este medicamento?
DEPAKOTE ® é contraindicado para menores de 10 anos de idade. DEPAKOTE é contraindicado para uso por pacientes com: conhecida hipersensibilidade ao divalproato de sódio ou demais componentes da fórmula; doença ou disfunção no fígado significativas; conhecida Síndrome de Alpers - Huttenlocher e crianças com menos de 2 anos com suspeita de possuir a Síndrome; distorção do ciclo da ureia (DCU); porfiria; deficiência de carnitina primária sistêmica conhecida com hipocarnitinemia não corrigida. DEPAKOTE é contraindicado na prevenção da enxaqueca em mulheres grávidas e mulheres em idade fértil que não utilizam métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O DEPAKOTE é contraindicado para menores de 10 anos e pacientes com hipersensibilidade ao divalproato de sódio ou demais componentes da fórmula, doença ou disfunção no fígado significativas, Síndrome de Alpers - Huttenlocher, Distúrbio do ciclo da ureia, Porfiria e deficiência de carnitina primária sistêmica. Recomenda-se contagem de plaquetas e realização de testes de coagulação antes de iniciar o tratamento, periodicamente e depois, devido a possíveis alterações nas plaquetas e coagulação sanguínea. Casos fatais de insuficiência do fígado têm sido reportados, principalmente nos primeiros meses de tratamento, e sintomas como mal-estar, fraqueza e vômito devem ser monitorados. Além disso, é necessário cuidado especial em pacientes com histórico de doença no fígado e aqueles com doenças metabólicas congênitas. O uso do medicamento requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Como devo usar este medicamento?
O DEPAKOTE é indicado para uso oral em adultos e crianças acima de 10 anos. A posologia deve ser estabelecida pelo médico, que avaliará cada caso de acordo com as condições específicas do paciente, incluindo monitoramento de plaquetas e testes de coagulação. Além disso, recomenda-se que o tratamento seja acompanhado de exames laboratoriais periódicos, especialmente devido ao risco de hepatotoxicidade, e deve-se interromper o uso ao surgirem sintomas de disfunção hepática ou pancreatite.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. Entretanto, se estiver próximo do horário de tomar a próxima dose do medicamento, pule a dose esquecida.
Não tome dois comprimidos de uma única vez para compensar a dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de DEPAKOTE pode causar hepatotoxicidade (toxicidade no fígado), que pode ser fatal, especialmente nos primeiros seis meses de tratamento. Sintomas como mal-estar, fraqueza, inchaço facial, falta de apetite e vômito são indicativos de possíveis problemas no fígado. Além disso, há risco de pancreatite, com sintomas como dor abdominal, enjoo e vômito. É importante monitorar a presença de comportamento e ideação suicida em pacientes, já que pode ocorrer piora da depressão e surgimento de pensamentos suicidas durante o tratamento. O uso de DEPAKOTE também é contraindicado em pacientes com doença no fígado, hipersensibilidade ao divalproato de sódio e outras condições específicas como a Síndrome de Alpers-Huttenlocher e distúrbios do ciclo da ureia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome doses superiores às recomendadas pelo médico.
Doses de DEPAKOTE acima do recomendado podem resultar em sonolência, bloqueio do coração, pressão baixa e colapso/choque circulatório e coma profundo. Nesses casos, o paciente deverá ser encaminhado imediatamente para cuidados médicos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.