• Home
  • Bulas
  • Depo Provera 150mg 1ML Ampola Seringa

Depo Provera 150mg 1ML Ampola Seringa

  • Fabricante: Pfizer Brasil Ltda - 61072393000133
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Medroxiprogesterona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Depo® Provera® 150 mg (acetato de medroxiprogesterona) suspensão injetável é indicado como contraceptivo (supressão da ovulação), prevenindo a gravidez. É um anticoncepcional injetável de ação prolongada, a ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, com eficácia de 99,7% para prevenção de gravidez.

  • Como este medicamento funciona?

    Depo® Provera® 150 mg é uma progestina sintética (hormônio progesterona sintético) que inibe a secreção das gonadotrofinas (hormônios produzidos pela hipófise e responsáveis pelo ciclo menstrual), evitando a ovulação (processo em que o óvulo segue do ovário para o útero, onde pode ser fecundado), e reduzindo a espessura do endométrio (camada que recobre internamente o útero). Como resultado, há uma atividade contraceptiva.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Depo® Provera® 150 mg é contraindi cado para: (1) pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez como teste para diagnóstico de gravidez; (2) pacientes com hipersensibilidade conhecida ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula; (3) a pacientes com sangramento vaginal de causa não-diagnosticada; (4) pacientes com suspeita de neoplasia mamária ou neoplasia mamária comprovada; (5) a pacientes com disfunção hepática grave; (6) pacientes com tromboflebite ativa ou história atual ou pregressa de distúrbios tromboembólicos ou cerebrovasculares; (7) pacientes com história de aborto retido. Este medicamento é contraindi cado para uso por homens. Depo® Provera® 150 mg injetável não é indicado antes da menarca (primeira menstruação). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento pode agravar estados de depressão, diabetes e retenção de líquidos. Informe ao seu médico se você tem ou teve depressão ou diabetes. Pode alterar os resultados de alguns exames laboratoriais. Em caso de perda súbita de visão ou diplopia, a medicação não deve ser readministrada até exames. Antes de usar, informe ao seu médico se você tem fatores de risco para osteoporose, câncer de mama, problemas nos rins, pressão arterial elevada ou já teve coágulos de sangue. Este medicamento não é indicado para grávidas ou possíveis gestantes, e o uso em mulheres na pós-menopausa deve ser cuidadosamente avaliado devido a riscos de ataque cardíaco e câncer de mama. Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, pois pode haver interações. A gravidez ectópica é uma emergência médica e pode ocorrer enquanto usa este medicamento. Além disso, pode ocorrer hemorragia irregular durante o uso, e qualquer sangramento persistente deve ser avaliado. É necessário também garantir ingestão adequada de cálcio e vitamina D.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Depo® Provera® 150 mg deve ser administrado por via intramuscular em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). É um anticoncepcional injetável de ação prolongada indicado para a supressão da ovulação, prevenindo a gravidez.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Depo® Provera® 150 mg pode provocar uma série de efeitos adversos. O medicamento pode agravar os estados de depressão, diabetes e retenção de líquidos. Também é possível ocorrer perdas sanguíneas vaginais inesperadas, e casos de gravidez ectópica se a paciente engravidar durante o uso. Ademais, pode ter implicações como aumento do risco de ataque cardíaco, derrame, Trombose Venosa Profunda (TVP) e câncer de mama invasivo em mulheres na pós-menopausa. Em mulheres na pré-menopausa, pode ocorrer perda de densidade mineral óssea (osteoporose) após uso prolongado. A medicação pode mascarar o aparecimento do climatério e também pode modificar o padrão de sangramento menstrual, resultando em sangramentos irregulares ou até na amenorreia (ausência de menstruação) por períodos prolongados. No caso de sangramento persistente ou grave, é aconselhado procurar imediatamente um médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.