A DESLORATADINA é indicada para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica, como coriza (corrimento nasal), espirros, prurido nasal (coceira no nariz), ardor e prurido ocular (coceira nos olhos), lacrimejamento, prurido do palato (coceira no céu da boca) e tosse (relacionada à asma alérgica em crianças de 6 a 12 anos). Os sinais e sintomas oculares e nasais são rapidamente aliviados após a administração oral do produto. A DESLORATADINA também é indicada para alergias da pele, como as da urticária (erupções avermelhadas na pele que causam coceira).
Como este medicamento funciona?
A DESLORATADINA impede que a histamina (substância causadora da alergia) consiga agir, ou seja, impede sua liberação, bloqueia sua ação no local da alergia e evita a inflamaçãosintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize DESLORATADINA se você já teve algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Este medicamento é contraindicado para menores de 6 meses.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não utilize DESLORATADINA se você já teve algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. É contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Não utilizar em menores de 6 meses. A desloratadina pode agravar convulsões pré-existentes e deve ser administrada com cuidado em pacientes epilépticos. A segurança do uso de DESLORATADINA durante a gravidez e amamentação ainda não foi comprovada, e seu uso em crianças menores de 6 meses não foi estabelecido. O ajuste na dosagem pode ser necessário em caso de insuficiência hepática ou renal. Caso os sintomas persistam ou piorem após 3 dias de tratamento, um médico ou um profissional de saúde qualificado deve ser consultado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A DESLORATADINA deve ser armazenada em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Mesmo após aberto, este produto pode ser utilizado enquanto ainda estiver dentro do seu prazo de validade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
A DESLORATADINA é indicada para uso oral e deve ser utilizada independentemente da alimentação, de acordo com a idade do paciente como segue:
6 a 11 meses: 16 gotas, 1 x ao dia
1 a 5 anos: 20 gotas, 1 x ao dia
6 a 11 anos: 40 gotas, 1 x ao dia
Maior de 12 anos: 80 gotas, 1 x ao dia
Como usar:
Retire a tampa do frasco.
Incline o frasco a 90º (posição vertical), conforme a ilustração.
Goteje a quantidade recomendada e feche o frasco após o uso.
NÃO administrar este medicamento diretamente na boca do paciente. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Resposta:
Se você esqueceu de tomar uma dose (dose omitida), tome na mesma dosagem (quantidade em gotas) o mais breve possível ou aguarde o horário da próxima dose caso o horário da dose seguinte esteja próximo e continue a orientação do seu médico. Não dobre a dose do medicamento em caso de esquecimento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas mais frequentes da desloratadina incluem: cefaleia (dor de cabeça), fadiga (sensação de cansaço) e boca seca. Casos raros de reações alérgicas (incluindo anafilaxia e erupções cutâneas), taquicardia (coração acelerado), palpitações (alteração dos batimentos cardíacos), hiperatividade psicomotora (estado de agitação física e mental), convulsões, elevações das enzimas hepáticas, hepatite (inflamação no fígado) e aumento da bilirrubina também podem ocorrer. Além disso, reações muito comuns incluem infecção das vias respiratórias superiores, febre, tosse, diarreia, irritabilidade e cefaleia. Reações comuns são sonolência, bronquite, otite média aguda, vômito, fadiga, náusea, rinorreia, faringite, insônia, diminuição do apetite, tontura, infecção urinária, varicela, epistaxe, mudança no humor, eritema cutâneo, manchas na pele, xerostomia (boca seca), aumento do apetite
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Baseado em estudo com dose múltipla em adultos e adolescentes, em que foram administrados até 45 mg de desloratadina (9 vezes a dose clínica), não foram observados efeitos clinicamente relevantes. Caso os sintomas persistam ou piorem após 3 dias de tratamento, um médico ou um profissional de saúde qualificado deve ser consultado.