O desogestrel contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, desogestrel é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula. Diferentemente das pílulas combinadas, as minipílulas não contêm um hormônio estrogênio associado ao progestagênio. A maioria das minipílulas age principalmente impedindo a entrada das células do esperma no útero, mas nem sempre impedem a maturação do óvulo, que é a ação principal das pílulas combinadas. O desogestrel é diferente das outras minipílulas porque apresenta uma dose que, na maioria dos casos, é alta o suficiente para impedir a maturação dos óvulos. Consequentemente, desogestrel proporciona eficácia contraceptiva elevada. Ao contrário das pílulas combinadas, desogestrel pode ser utilizado por mulheres que não toleram os estrogênios ou que estejam amamentando.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres: com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de desogestrel; com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo; que já teve icterícia ou doença grave no fígado; que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteróides sexuais; com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida; e mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O desogestrel, como todos os anticoncepcionais hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. Informe ao seu médico antes de iniciar o uso de desogestrel se você: já teve câncer de mama; tem câncer no fígado, uma vez que um possível efeito de desogestrel não pode ser excluído; já teve formação de coágulo em um vaso sanguíneo (trombose); tem diabetes; tem epilepsia; tem tuberculose; tem pressão sanguínea alta; tem ou teve cloasma (manchas marrom-amareladas na pele). Se desogestrel for utilizado na presença de uma dessas condições, seu médico deverá observá-la cuidadosamente e poderá lhe explicar o que fazer. Durante o uso de desogestrel, a concentração do estrogênio natural estradiol no seu sangue é diminuída, mas não se sabe se isso afeta a estrutura de seus ossos. Examine regularmente suas mamas e consulte seu médico se sentir qualquer caroço. Consulte imediatamente seu médico se notar possíveis sinais de uma trombose. Sangramentos vaginais irregulares podem ocorrer durante o tratamento e não são sinais de redução da proteção contraceptiva.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O desogestrel deve ser usado por via oral, e foi prescrito para evitar a gravidez. O medicamento é indicado para uso adulto e, ao contrário das pílulas combinadas, o desogestrel contém apenas progestagênio. É importante seguir as orientações do médico e realizar consultas regulares durante o uso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Resposta:
Se você se esqueceu de usar este medicamento, continue tomando desogestrel normalmente assim que se lembrar. Se você se lembrar de tomar o comprimido atrasado antes de completar 12 horas, a eficácia não será comprometida. Se já tiver passado mais de 12 horas, a eficácia pode estar reduzida e você deve seguir as orientações do seu médico. Caso tenha dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O desogestrel pode causar alguns efeitos colaterais e maus que são importantes de serem conhecidos. Durante o tratamento, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares, que pode ser mínimo ou se assemelhar a um período menstrual curto. Além disso, podem surgir cistos ovarianos, que geralmente desaparecem espontaneamente, mas em raras ocasiões causam problemas mais graves. É importante ficar atenta a sinais de trombose, que incluem dor intensa ou inchaço nas pernas, e sintomas como dores no peito e dificuldade para respirar, que podem indicar condições graves como embolia pulmonar. Também é mencionado um potencial aumento no risco de câncer de mama entre usuárias de pílulas contraceptivas, incluindo desogestrel.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?