A desonida é indicada para o tratamento de lesões de origem inflamatória, dentre elas dermatite atópica, doenças inflamatórias e pruriginosas de pele e dermatite seborreica de face de leve a moderada.
Como este medicamento funciona?
A desonida é um medicamento de uso tópico que atua como anti-inflamatório e antipruriginoso nas dermatoses sensíveis aos corticosteroides. O início da ação do medicamento depende da dose utilizada, do tempo de aplicação, da área a ser tratada, da espessura da pele, que varia entre as diversas áreas do corpo, e outras condições patológicas ou não da pele. Entretanto, espera-se que o resultado ao uso da medicação ocorra por volta do sétimo dia de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Não foi estabelecida segurança e eficácia em crianças menores de três meses de idade. Este medicamento não deve ser administrado a pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula, em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais (como herpes, vacínia ou varicela). Além disso, não deve ser utilizado nos olhos ou nas áreas próximas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante a gravidez e lactação, informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez enquanto estiver usando este medicamento ou após o seu término. O uso de desonida gel-creme neste período ou durante a amamentação ainda não foi estabelecido de forma definitiva. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Além disso, recomenda-se lavar as mãos before and after applying the medication. Se houver necessidade de cobrir a área afetada, informe-se com o seu médico sobre como fazer isso. O uso prolongado, por mais de 2 semanas, pode aumentar o risco de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal, sindrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
A desonida destina-se exclusivamente para uso externo. Aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada conforme orientado pelo seu médico. Caso seja necessário cobrir a área afetada após a aplicação do produto, informe-se com o seu médico como fazer e qual tempo será necessário manter a área coberta. Para adultos: uma a três vezes ao dia. Para crianças: uma vez ao dia. Se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção é suficiente. Se houver uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a área afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, conforme determinação do médico. Siga sempre as orientações do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso se esqueça de usar desonida no horário recomendado pelo médico, aplique - a tão logo lembrar. Se estiver próximo ao horário da aplicação seguinte, aplique - a no horário recomendado pulando a aplicação esquecida e mantendo o tratamento pelo mesmo período determinado pelo seu médico. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações indesejáveis dos corticosteroides tópicos estão diretamente relacionadas com a potência do corticosteroide, concentração, o volume aplicado, o modo de aplicação (oclusivo ou não) e o tempo do tratamento. Os efeitos adversos mais frequentes são: dilatação das paredes dos vasos sanguíneos nas áreas de aplicação, tornando-os mais visíveis e a pele rosada (telangiectasia) e mais fina, agravamento das espinhas (acne), ressecamento da pele, dermatite de contato, prurido, aumento da susceptibilidade a infecções secundárias por fungos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso prolongado e excessivo de corticosteroides tópicos pode suprimir a função do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária. Sintomas de hipercortisolismo agudo são geralmente reversíveis. Caso necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa do corticosteroide. Se houver uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 72 2 6001 para mais orientações.